Comicidade feminina terá mostra em Salvador

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Especialistas e palhaças de várias partes do Brasil se reúnem em Salvador para discutir sobre Mulher, Mito, Cena e Riso.

Entre os dias 12 e 15 de junho, a Cia Buffa de Teatro realiza , em parceria com o PPGAC - Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, o Seminário ConFabulAções:  Teatro-Máscara-Ritual e Mostra de Comicidade Feminina, que reunirão em Salvador artistas e especialistas para tratar sobre os temas Mulher, Mito, Cena e Riso. Estão programadas mesas redondas e palestras, além de apresentações em espaços como o Museu de Arte da Bahia, Teatro Sesi Rio Vermelho, Teatro Raul Seixas e Largo da Mariquita.

As atividades fazem parte do projeto ConFabulAções, contemplado pelo Edital Setorial de Teatro do Fundo de Cultura, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda e gestão integrada da Cardim Projetos e Soluções Integradas.Além do seminário, faz parte do projeto o espetáculo ConFabulAções, que está em cartaz no Teatro Sesi Rio Vermelho, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, até 17 de junho.

A abertura da mostra acontece no dia 12 (terça), às 9h, no Museu de Arte da Bahia, com a leitura dramatizada "A Máscara e a Sombra: L'Arte della Cortigiana", com Joice Aglae, da Cia Buffa de Teatro. O texto trata de um protesto cômico feminista, em que a personagem Cortigiana Papaietta leva o público a passear pelas situações que as primeiras atrizes encontraram. Às 10h, as atrizes da Cia Buffa de Teatro participam da Roda de Conversa "ConFabulAções: Bufonas em Cena – Processo e Montagem", sobre o espetáculo em cartaz no Teatro Sesi.

Rodas de conversas e mesas redondas comporão a programação, no Museu de Arte da Bahia. No dia 13 de junho (quarta), às 14h, Manuela Castelo Branco (DF), Antônia Vilarinho (SC) e Andréa Murillo (Colômbia) debatem sobre "Mulher, Cena e Morte: Ofício e Sacrifício", com mediação de Felícia de Castro (BA). "Capitalismo, o Mito Mulher e a História – Da Sociedade à Cena" é o tema de mesa redonda no dia 14  (quinta), às 14h, com Lineu Gabriel (SP), Antônia Pereira (BA) e Raíssa Grimm (SC), com a mediação de Théo Barreto (BA). A roda de conversa "Comicidade Feminina e Palhaças em Rede" acontece no dia 15 (sexta), às 14h, e traz Geni Viegas (RJ), Manuela Castelo Branco (DF), Vanda Cortês (BA), Felícia de Castro (BA), Wládia Beatriz (SP) e Alexandra Martins (BA) para a discussão, com mediação de Joice Aglae.

Duas palestras aprofundarão a discussão sobre riso e comicidade. "Mito, Riso e Imaginação" será o tema abordado por  Wládia Beatriz, psicóloga, psicoterapeuta clínica de inspiração arquetípica e palhaça, no MAB, no dia 12 de junho (terça), às 15h. No dia 15 de junho (sexta), às 10h, a psicóloga e doutora em Educação e Contemporaneidade Ana Rita Ferraz (BA) fará palestra sobre "Um corpo que ri e outros paradoxos". Ambas as atividades terão mediação de Joice Aglae.

Mostra de Comicidade Feminina - Algumas apresentações artísticas farão parte da programação e ocuparão espaços diversos da cidade. No dia 12, às 14h, no MAB, acontece a performance musical "Feminária", do grupo de pesquisa e experimentos sonoros homônimo, criado em 2012 na Escola de Música e Programa de Pós-Graduação em Música, integrando também a linha de Gênero, Arte e Cultura do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a mulher – NEIM/UFBA.

O espetáculo "Maffalda dos Reis no Caminho dos Indígenas", com Geni Viegas (RJ), terá apresentação no dia 13, às 19h, no Teatro Raul Seixas. A palhaça Maffalda dos Reis, integrante do grupo "As Marias da Graça", realiza seu primeiro solo desenvolvido a partir do número de palhaçaria após oficina com o mágico Rossini. Através da linguagem do nariz vermelho, expande sua aventura pelos caminhos indígenas transitando por fatos históricos, referências pessoais, lendas, os quatro elementos da natureza, rituais e re-conexões inspiradas na sabedoria indígena.

No dia 14, às 19h, no Largo da Mariquita, o "Cabaré Belas, Arretadas e Fora da Casinha". A ocupação da cidade a partir de um espetáculo de variedades cômicas e do universo circense composto por mulheres é uma iniciativa do Coletivo Fora da Casinha e surge da necessidade de descomplicar os modos de atuação na rua, dividindo tarefas e organizando um evento múltiplo e cheio de diversidade. As clowns de pista serão Joice Aglae, Diana Ramos, Andréa Rabelo, Leila Kissia e Simone de Araújo. Haverá também números de Alexandra Martins (BA), Felícia de Castro (BA), Alice Cunha (BA) e Vanda Cortez (BA) como mestra de cerimônia, além das partidcipações das convidadas Manuela Castelo Branco (DF), Antonia Vilarinho (SC), Geni Viegas (RJ), Wládia Beatriz (SP) e Andréa Murillo (Colômbia).

O documentário "Palhaças do Mundo", dirigido por Manuela Castelo Branco, será exibido no dia 15, às 9h, no MAB. A série documental, composta de 12 episódios, mapeia poeticamente o universo de palhaças espalhadas pelo globo, com foco em palhaças brasileiras, mas com episódios contando histórias de palhaças que vivem e trabalham no exterior. 

Cia Buffa de Teatro - Foi fundada por Joice Aglae Brondani em 1998, em Santa Maria (RS), e em 2002 passou a ter sede em Salvador (BA). Seus espetáculos já passaram por palcos do Amazônas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além de apresentações na França, Itália e Luxemburgo. Com oito montagens no currículo, já foi indicada e contemplada com diversos prêmios. Com trabalho marcado por ampla pesquisa no campo da comicidade, atualmente, vem se dedicando à verticalização das linguagens das máscaras e dos diálogos da commedia dell'arte, clown e bufão com a cultura tradicional popular brasileira e de outros países.

SERVIÇO:
Seminário ConFabulAções: Teatro-Máscara-Ritual e Mostra de Comicidade Feminina
De 12 a 15 de junho (terça a sexta)
Gratuito
 
PROGRAMAÇÃO
12 de junho (terça)
Museu de Arte da Bahia (MAB)
9h - Leitura Dramatizada:  "A Máscara e a Sombra: L'Arte della Cortigiana", com dramaturgia, pesquisa, encenação e atuação de Joice Aglae, da Cia Buffa de Teatro.
10h - Roda de Conversa "ConFabulAções" – Bufonas em Cena – Processo e Montagem", com a Cia Buffa de Teatro: Joice Aglae, Andréa Rabelo, Diana Ramos, Leila Kissia e Simone de Araújo.
14h  - Performance Musical – Feminária
15h às 17h - Palestra: Mito, Riso e Imaginação, com Wládia Beatriz. Mediação de Joice Aglae.
 
13 de junho (quarta)
14h às 17h - Mesa redonda: " Mulher, Cena e Morte: Ofício e Sacrifício", com Manuela Castelo Branco, Antônia Vilarinho e Andréa Murillo. Mediação: Felícia de Castro. Museu de Arte da Bahia (MAB)
19h  - Espetáculo "Maffalda dos Reis no Caminho dos Indígenas", com Geni Viegas. Teatro Raul Seixas. Pague quanto puder.

14 de junho (quinta)
14h às 17h - Mesa Redonda "Capitalismo, o Mito Mulher e a História – Da Sociedade à Cena", com Lineu Gabriel, Antônia Pereira e Raíssa Grimm. Mediação: Théo Barreto. Museu de Arte da Bahia (MAB)
19h - Espetáculo "Cabaré Belas, Arretadas e Fora da Casinha". Largo da Mariquita, Rio Vermelho.
 
15 de junho (sexta)
9h - Exibição do Documentário: "Palhaças do Mundo", com Manuela Castelo Branco. Museu de Arte da Bahia (MAB).
10h  às 12h - Palestra "Um corpo que ri e outros paradoxos", com Ana Rita Ferraz. Mediação de Joice Aglae. Museu de Arte da Bahia (MAB).
14h às 17h - Roda de Conversa – "Comicidade Feminina e Palhaças em Rede", com Geni Viegas; Manuela Castelo Branco; Vanda Cortês; Felícia de Castro; Wládia Beatriz; Alexandra Martins. Mediação de Joice Aglae. Museu de Arte da Bahia (MAB).
20h – Espetáculo ConFabulAções, da Cia Buffa de Teatro. Ingressos: R$20/R$10. Teatro Sesi Rio Vermelho.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©