Inscrições abertas para o K CENA – Projeto Lusófono de Teatro

sábado, 5 de maio de 2018

A iniciativa é uma parceria do Teatro Viriato (Portugal), Teatro Vila Velha (Brasil) e Instituto Camões/Centro Cultural Português - Pólo do Mindelo, com o apoio local da Mindelact – Associação Artística e Cultural (Cabo Verde).
Criado em 2012, O projeto K CENA este ano propõe a encenação do texto “Tempostade”, que será apresentado nos dias 12 e 13 de Junho, na sala principal do Teatro Vila Velha. A montagem será resultado da oficina de criação com a atriz e diretora Chica Carelli. A relação da humanidade com o tempo é o grande tema do espetáculo. Qualquer pessoa com mais de 17 anos pode participar. As inscrições podem ser feitas no Teatro Vila Velha, de segunda a sexta, das 15h às 18h, ou através do Sympla (www.sympla.com.br/teatrovilavelha). A oficina e ensaios acontecem de 02/05 a 13/06, sempre de terça a sexta, das 9h às 13h.

"Tempostade" debruça-se sobre a relação da humanidade com o futuro e foi escrito por jovens escritores: dois portugueses, Gabriel Gomes e Sofia Moura; um brasileiro, Rafael Medrado; e a caboverdiana Lisa Reis. A partir de uma oficina de criação literária, em um mês de escrita e edição, até que tomasse sua forma final. “O texto é uma reflexão sobre a humanidade e sua relação com o tempo. Como projetamos o que virá, com base em nossas experiências, em tudo o que já passou; numa relação dinâmica entre passado, presente e futuro”, comenta o ator Rafael Medrado, acrescentado que “há um foco considerável nas impressões sobre o tempo durante nossa juventude, quando tínhamos menos passado e experiências que na vida adulta. Essas mudanças de expectativa também são importante para nosso argumento”, conclui.

“Tempostade” serve de ponto de partida para a criação de três espetáculos distintos: o primeiro aconteceu recentemente em Viseu, Portugal. Agora as cidades de Salvador (Brasil) e Mindelo (Cabo Verde) montam suas versões.

O Teatro vila Velha integra o K Cena desde sua criação. Ao longo de mais de cinco anos, este projeto propicia o intercâmbio entre Brasil ( Teatro Vila Velha), Cabo Verde( Instituto Camões) e Portugal( Teatro Viriato). Num total de cinquenta e duas semanas de ensaios, cinco encenadores já criaram treze espetáculos a partir de temas como Peter Pan, Dom Quixote, O Medo, A Grande Ressaca e Rei Ubu. Em 2018, entraram dois novos parceiros nesta aventura lusófona, o Teatro Nacional D. Maria II, de Lisboa, e o Teatro Nacional, do Porto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©