Comandante do 2º Distrito Naval recebe título de cidadão baiano

terça-feira, 22 de maio de 2018

Na próxima quarta-feira (23), a partir das 10h, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizará sessão especial para a outorga do título de Cidadão Baiano ao Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos. A proposição do título é de autoria do Deputado Estadual Ângelo Almeida (PSB).
À frente do Comando do 2º Distrito Naval desde janeiro de 2017, o Vice-Almirante Garnier tem sob seu comando cerca de 2.500 militares e 24 organizações militares da Marinha do Brasil, incluindo oito navios, nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais.
Perfil
Natural do Rio de Janeiro, o Vice-Almirante Almir Garnier Santos tem orgulho de sua longa relação com a Marinha do Brasil, onde ingressou, aos dez anos de idade, como aluno do curso de formação de operários, na extinta Escola Industrial Comandante Zenethilde Magno de Carvalho. Em 1977, graduou-se Técnico em Estruturas Navais, na Escola Técnica do Arsenal de Marinha. No ano seguinte, ingressou na Escola Naval, formando-se em 1981, na primeira colocação no Corpo da Armada.
Após formado, o então Tenente Garnier desenvolveu suas habilidades operativas servindo a bordo dos navios mais modernos da Esquadra brasileira, até ser designado para realizar o curso de mestrado em Pesquisa Operacional e Análise de Sistemas, em Monterey, CA-EUA. Após a conclusão do mestrado, serviu em funções técnicas por cerca de dez anos, desenvolvendo projetos de otimização de recursos, de emprego de Poder Naval, de jogos para treinamento de Guerra Naval e de implantação de sistemas de tecnologia da informação e comunicações.
Comandou o navio de apoio logístico "Almirante Gastão Motta", o Centro de Apoio a Sistemas Operativos, o Centro de Análises de Sistemas Navais e a Escola de Guerra Naval. Antes de assumir o Comando do 2º Distrito Naval, atuou por mais de dois anos na função de AssessorEspecial Militar do Ministro da Defesa, tendo servido aos Ministros Celso Amorim, Jaques Wagner, Aldo Rebelo e Raul Jungmann.
É co-autor de dois livros na área de gestão de logística e da cadeia de suprimentos. Atuou como palestrante convidado de logística e gerenciamento de projetos, por mais de 12 anos, nos programas de graduação e de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas.
O Vice-Almirante Garnier possui mais de 900 dias de mar que lhe renderam a Medalha Mérito Marinheiro (duas âncoras). Possui ainda vários prêmios e condecorações, dentre as quais a Medalha Ordem do Mérito da Defesa (Grande-Oficial) e a Medalha Ordem do Mérito Naval (Grande-Oficial).
Já no cargo de Comandante do 2º Distrito Naval, foi agraciado pela sociedade baiana com a Medalha Thomé de Souza (Câmara Municipal de Salvador), com a Medalha do Mérito Policial- Militar do Estado da Bahia e com a Medalha Devocional do Senhor Bom Jesus do Bonfim, além do título de cidadão soteropolitano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©