Ecos do Atlântico Sul em Salvador

sexta-feira, 20 de abril de 2018


CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

ECOS DO ATLÂNTICO SUL

Mais de 60 artistas e pesquisadores da África, Europa e América do Sul se reúnem em Salvador em evento promovido pelo Goethe-Institut

 

Debates, palestras, exposição e performances artísticas compõem a programação da conferência internacional "Ecos do Atlântico Sul – Sobre o futuro das relações transatlânticas do Sul", a ser realizada de 23 a 25 de abril (segunda a quarta), em Salvador, Bahia, cidade de grande relevância histórica nesse contexto temático. Mais de 60 artistas, curadores, cientistas e pensadores nacionais e internacionais, vindos de países da África, Europa e América do Sul, são convidados para o evento, que ocupa o Goethe-Institut Salvador-Bahia e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), incluindo diversas atividades abertas ao público, gratuitamente.

 

Qual a importância do Triângulo Transatlântico no século 21? Que tipo de posição a Europa vai assumir frente à África e à América do Sul, depois de ter feito o papel de hegemonia colonial, em diferentes nuances, durante os últimos 500 anos? Estas são questões que ambientam os debates. A busca é por uma abordagem interdisciplinar, multiespacial e multitemporal, unindo vozes de variadas experiências e origens.

 

Como destaques, o evento recebe como palestrantes a antropóloga brasileira Lilia Schwarcz, o curador camaronense Bonaventure Ndikung e a antropóloga holandesa Nanette Snoep. Em sua exposição, também batizada de "Ecos do Atlântico Sul", com curadoria de Ines Linke e Uriel Bezerra, exibe obras de 15 criadores/coletivos, a exemplo do artista sonoro nigeriano Emeka Ogboh e dos brasileiros Ayrson Heráclito e Camila Sposati, e ainda performances de Anita Ekman, Carol Barreto, Jota Mombaça e Sarojini Lewis. Na festa de encerramento, haverá show do sul-africano Neo Muyanga e do DJ Ntone Edjabe.

 

A conferência é organizada pelo Goethe-Institut e pela Universidade Federal da Bahia e conta com a parceria do Itaú Cultural, do Instituto Merian América Latina e do Ministério da Educação do Uruguai e o apoio institucional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para conhecer currículos de todos os convidados e acessar programação, confira: www.goethe.de/brasil/ecos.

 



--

 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©