Nelson Cerqueira lança livro na Cultura em Salvador

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Martin – Judeu brasileiro e sem dinheiro, da Garimpo Editorial, tem sessão de autógrafos dia 29 de novembro na Livraria Cultura, no Salvador Shopping. Ambientado na Bahia e em diversas partes do mundo, livro mostra história de um judeu que, por meio de suas memórias, quer reescrever a si próprio

Jornalista, poeta, ensaísta, professor universitário e membro da Academia de Letras da Bahia, Nelson Cerqueira lança no próximo dia 29 de novembro, às 18 horas, na Livraria Cultura, no Salvador Shopping, seu 19o livro, o primeiro romance de ficção.

Martin – Judeu brasileiro e sem dinheiro, da Garimpo Editorial, mostra as aventuras, amores e dissabores de Martin Liebovitch, um personagem lutador, que tenta reescrever a si próprio por meio de suas memórias. A obra, ambientada em Jacobina, Salvador (Bahia), Nova Iorque (EUA), Braga (Portugal), Praga (República Tcheca), além de Berlim (Alemanha), é uma mistura realidade e imaginação. Conta a história de um judeu cuja família foge da guerra para tentar a sorte no Brasil e consegue construir uma vida de superação, humor, ambições, aventuras e apreciação pela gastronomia mundial.

Narrada por um jornalista anônimo, a trama é contada através de 13 encontros (jantares) entre o personagem principal e o jornalista-escritor, nos quais os fatos aparecem e se embolam de forma sincopada e não linear.

“São peças que não se encaixam, exatamente porque não precisam se encaixar. Cada capítulo é independente, como uma construção aberta, e cabe ao leitor construir a sua leitura”, explica o autor.  “Martin é um personagem complexo, que vive em um mundo que parece o desafiar. O romance nasceu de uma combinação entre realidade e imaginação, com fatos reais e uma ficção verossímil. Ele vive em confronto com a sua relação com a família, sua picante vida amorosa e os conflitos culturais”, adianta.

Além de uma trama envolvente, cada capítulo traz as receitas dos pratos servidos nos jantares, com o melhor da culinária feita pelos judeus no mundo. “A ideia é mergulhar na narrativa e poder ainda apreciar os sabores da deliciosa gastronomia judaica”, explica Nelson.

Autor – Baiano nascido em Irará, no interior do estado, Nelson Cerqueira é o atual titular da cadeira de número 4 da Academia de Letras da Bahia, na qual foi empossado no dia 11 de maio deste ano. Estudou filosofia e língua e literatura alemã, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), economia e filosofia na França e Alemanha, teve passagem pela academia de filosofia de Florença. Também é mestre e doutor em Literatura Comparada pela Indiana University (Estados Unidos).

Entre suas obras se destacam:

PÊNDULO. Uma coleção de 70 poemas, de um conjunto de 892, selecionados pelo poeta e professor de literatura Ildázio Tavares, a seu critério, com tema sobre linguagem, poesia, amor, vida, morte e sociedade

HERMENÊUTICA & LITERATURA. Um estudo hermenêutico dos romances Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e As I Lay Dying, de William Faulkner, traduzido do original inglês por Yvenio Azevedo, explorando contexto social, personagens, ponto de vista, ideologia, alienação e interpretação.

A CRÍTICA MARXISTA DE FRANZ KAFKA. Um debate com Geog Lukscs acerca de sua refutação da obra de Kafka como escritor realista, traduzido do original A Marxist Cristicism of Franz Kafka, por Yvenio Azevedo. O estudo está centrado na teoria marxista da literatura e fornece uma visão de julgamento diante do texto; assim como o papel social de Kafka na sociedade tcheca.

UMA VISITA A JORGE AMADO. Livro de hermenêutica e interpretação de texto, análise acerca de questões de intencionalidade do autor, origem do conhecimento e diálogo com o leitor, focando na atmosfera dos anos de 1920 e desconstruindo os conteúdos de Amado como intelectual comunista, a influência do Partido sobre sua obra, estudo de dois de seus romances: Tereza Batista e Capitães das areias. Entendimento da unicidade da obra literária de Amado e um diálogo com Michail Bahktin para a carnavalização revolucionária da narrativa, o que refuta as tendências de segmentar sua obra de duas fases.

A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DA POESIA DE AGOSTINHO NETO. Estudo que visa investigar a recepção da poesia de Antonio Agostinho Neto, poeta Angolano e primeiro presidente da Angola independente, nas universidades americanas sob a luz teórica da recepção, almejando uma melhor compreensão da dimensão poética de sua obra. O livro aborda os antecedentes históricos que levam Agostinho à poesia, as questões entre identidade poética e social, o uso da evocação como fenômeno criativo e análises do poeta como combatente e lírico. Há capítulos especiais sobre sua recepção na Universidade de Indiana, sua resposta ao conceito de poesia e revolução na visão de Jean Paul Sartre.

Serviço:Lançamento do livro Martin – Judeu brasileiro e sem dinheiro, de Nelson Cerqueira
Dia 29 de novembro, das 18h às 20h30 Garimpo Editorial – R$ 39,90
Local: Livraria Cultura – Salvador Shopping - Av. Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©