ESPETÁCULO RUÍNA DE ANJOS ENCERRA CIRCUITO PALCO GIRATÓRIO EM SALVADOR

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Após circular por diversas regiões do Brasil e percorrer seis cidades da Bahia, A Outra Companhia de Teatro encena espetáculo de rua no bairro Politeama, na capital soteropolitana.

No próximo dia 30 de novembro, às 19h, o projeto PALCO GIRATÓRIO volta à cidade de Salvador com o espetáculo de rua “Ruína de Anjos”,d’aOutra Companhia de Teatro.O espetáculo que circulou através do projeto Palco Giratório 2017, cruzando o país em várias direções, agora conclui suas apresentações em solo soteropolitano. A apresentação, em formato itinerante, é destinada a adultos e jovens maiores de 16 anos 
A montagem utiliza como espaço de encenação a fachada e os corredores do Centro Comercial Politeama, prédio antigo do centro de Salvador, onde fica localizada a sede d’A Outra Companhia. Foi nesse espaço e na convivência com os comerciantes do local que o espetáculo foi concebido, dialogando com o prédio, com a rua, com a urbanidade e absorvendo essas referências da nova realidade do grupo.

Num misto de teatro de rua, intervenção urbana e performance, o espetáculo tem como mote a reabertura de um cinema de bairro e a esperança de renovação que ela traz para aquele lugar, que no passado viu um apogeu e hoje vivencia um abandono. Tal qual a vida dos personagens condutores da narrativa itinerante, que perderam a luz que um dia tiveram: uma travesti, um vendedor de café, um pastor traficante, um burguês homofóbico, uma moradora de rua catadora de lixo e uma artista de rua. O espetáculo que se dá na dinâmica do trânsito e da noite do centro da cidade grande, conduz o público a enxergar situações que atravessam discussões sobre violência, marginalidade, tráfico de drogas, invisibilidade social, comercialização da fé e gênero.

A Outra Companhia de Teatro, que em 2017 completa 13 anos de muita arte, está colhendo os frutos de sua evolução.  Em março, esteve no Peru, onde participou do Festival Itinerante de Teatro Latino Americano Âmbar (FITLÂ/Peru), ainda no mesmo mês, em Salvador, apresentou-se no Festival Maré de Março com três espetáculos do seu repertório e logo em seguida embarcou para a circulação do projeto Palco Giratório, que completa, em 2017, vinte anos de uma sólida trajetória que marca o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil.

Participando pela primeira vez do Palco Giratório e única companhia baiana a participar do projeto em 2017, A Outra passou pelas cinco regiões do país, por mais de 15 cidades, durante os meses de abril a novembro com o espetáculo “Ruína de Anjos” e, em algumas cidades, apresentou também “O Que de Você Ficou em Mim”, que faz parte do repertório do grupo. Além das peças, a companhia participou de intercâmbio com grupos locais, para troca com pensadores e artistas que tem alguma congruência com a companhia. O dramaturgo e diretor dos últimos espetáculos da companhia, Luiz Antônio Sena Jr ministrou, em algumas cidades, a oficina “TEATRO DOCUMENTÁRIO – nem tudo é ficção”, que tem como base técnicas de improvisação e interação com público. 
Além de Salvador, a itinerância do grupo na Bahia passa pelas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Paulo Afonso.. 
Confira a programação completa no site www.sescbahia.com.br  e nas redes sociais do Teatro Sesc-Senac Pelourinho:

SERVIÇO Ruína de Anjos - A Outra Cia de Teatro (BA) | Palco Giratório
Ruína de Anjos é uma criação documental sobre as minorias do centro urbano invisibilizadas diante da violência e marginalidade, em algum bairro a beira de uma higienização social: uma travesti, um vendedor de café, um pastor traficante, um burguês homofóbico, uma moradora de rua catadora de lixo e uma artista de rua.
Dia: 30 de novembro (quinta) Horário: 19h Ingresso: Gratuito Local: Politeama Classificação: 16 anos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©