Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lembra os 80 anos da morte de Theodoro Sampaio

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

 “Theodoro Sampaio: as múltiplas facetas de um sábio” é tema de seminário que acontece na próxima terça-feira (31 de outubro), das 14h às 18h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. O encontro, que prestará uma homenagem aos 80 anos de falecimento do linguista, cartógrafo, etnógrafo, geógrafo, historiador, arqueólogo, engenheiro e ex-presidente do IGHB, irá reunir grandes especialistas como Ademir Pereira dos Santos (autor da obra premiada 'Theodoro Sampaio - nos sertões e nas cidades'), Caroline Bulhões Nunes Vaz, Ivoneide de França Costa, Jacqueline Melo de Souza Morais e José Carlos Barreto de Santana. Durante o seminário haverá exibição de vídeos, sorteios de livros e exposição com as obras de Theodoro Sampaio.

Os 80 anos da morte de Theodoro Fernandes Sampaio (1855-1938) nos fazem pensar no Brasil que ele deixou, e, de modo especial, na situação atual das cidades nas quais atuou, São Paulo e Salvador, principalmente. Sampaio foi para São Paulo a convite do geólogo norteamericano Orville Derby (1855-1915) para integrar a Comissão Geográfica e Geológica. Lá, atuou em frentes diversas e que envolviam diferentes escalas da Engenharia e do Urbanismo. Projetou obras para a melhoria da cidade e do porto de Santos; enfrentou a questão da higiene da habitação; projetou edificios e organizou os serviços e o aparato médico e sanitário necessário para a Saúde Pública debelar as epidemias.

Outra produção que chama a atenção na obra de Sampaio são os planos e projetos urbanisticos. Um dos mais intrigantes é o debate sobre o local escolhido para ser construída a capital federal. Sampaio discordou de forma veemente do estado de Goias, definido em 1893 para sediar o quadrilátero do Distrito Federal. Propunha visionariamente que ficasse entre as cidades mais povoadas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, mais especificamente nos arredores de Campos dos Jordão em São Paulo, na Serra da Mantiqueira.

Dos projetos, planos e propostas para Salvador, destacam-se a infraestrutura urbana, o abastecimento de água e o tratamento de esgotos, as obras de arquitetura pontuais e as propostas para as melhorias da cidade, além do projeto para a Pituba, bairro concebido visionariamente como uma nova cidade, a Cidade da Luz. 

Dados biográficos - Theodoro Fernandes Sampaio nasceu dia 7 de janeiro de 1855 no Engenho Canabrava, município de Santo Amaro. Era filho da escrava Domingas da Paixão do Carmo e do padre Manuel Fernandes Sampaio. No Rio de Janeiro estudou humanidades no colégio São Salvador e diplomou-se em engenheiro civil pela Escola Politécnica, em 1876. Lecionou Matemática, Filosofia, História, Geografia e Latim. Em 1904 desenvolveu e publicou vários estudos científicos. Escreveu importantes livros como História da Fundação da Cidade da Bahia e o Tupy na Geografia Nacional. Foi fundador e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (1923-1936). Faleceu em 1937. 

Acervo no IGHB - O arquivo particular do engenheiro Theodoro Sampaio (como as dezenas de cadernetas de campo) e sua urna funerária estão depositados no IGHB. Theodoro Sampaio foi quem realizou a mais completa pesquisa a respeito do Rio São Francisco e sobre o sertão baiano. Estas pesquisas serviram de subsídios para Euclides da Cunha, de quem era amigo pessoal, escrever “Os Sertões”, livro épico que descreve o ambiente geográfico, aspectos antropológicos e os episódios da Guerra de Canudos. O próprio título da obra prima da literatura brasileira foi escolhido por ambos, na casa de Theodoro Sampaio.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

SERVIÇO Seminário “Theodoro Sampaio: as múltiplas facetas de um sábio”
31 de outubro, das 14h às 18h Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade Tel. 71 3329 4463/6336 www.ighb.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©