Receita inspirada no sertão baiano vence Comida di Buteco em Salvador

sábado, 3 de junho de 2017


       Sertão, amor e muita garra. Esses foram os ingredientes que Sandro e Célia utilizaram para criar o petisco Surubim do Sertão que rendeu ao bar Xique-Xique, o título de Melhor Buteco de Salvador 2017, oferecido pelo Comida di Buteco. O maior concurso de cozinha de raiz do país divulgou o resultado da sua 10ª edição em Salvador na noite desta quinta-feira (1º), durante a Saideira, que reuniu convidados no Caranguejo do Baiano, em Monte Serrat.

O bar que participou pela primeira vez do concurso, homenageou o sertão baiano e usou o peixe típico do São Francisco para criar a receita campeã. A delícia é um prato com iscas de filé de surubim empanado com quinoa, servido com purê de ervilha e acompanhado de molho. Além do petisco, o atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida foram avaliados por jurados e clientes, e levaram o buteco ao topo do pódio.

Logo que veio de Xique-Xique, Sandro tirou o sustento da família à frente de uma barraca de praia no Jardim de Alah e, há cerca de 7 anos, abriu o bar nos Barris. Agora, Xique-Xique vai ganhar o país, já que vai representar Salvador na disputa do título nacional de Melhor Buteco do Brasil, concorrendo com outros 19 campeões das cidades participantes. Uma comissão de jurados vai visitar os vencedores em junho e no mês de julho, será revelado o campeão do Brasil, em uma festa no Rio de Janeiro.

O segundo lugar do Comida di Buteco ficou com o bicampeão Caranguejo do Pascoal, que preparou o prato Uma Tarde em Itapuã. O petisco é um empadão quatro cereais recheado com camarão cremoso, queijo coalho e banana da terra, servido com cremes especiais. Oterceiro lugar ficou com o campeão da disputa em 2016, o Boteco da Mídia. Neste ano, o bar concorreu com o Combinadinho da Mídia, um prato feito com carne de sol desfiada e acebolada com bacon e banana da terra empanada, servidos com canjiquinha temperada. O Restaurante Cabana do Camarão ocupou o quarto lugar com o Mix de Coxinha Sabor Moqueca - coxinhas de sabor moqueca com recheios de camarão, bacalhau e siri, servidas com molho de pimenta. E, em quinto lugar, ficou o Crisana, com o petisco Vim do Sertão, mas sou fitness, que são bolinhos recheados de carne seca sem glúten. Na edição de 2017, o Comida di Buteco reuniu 34 butecos do Subúrbio à Itapuã.
Fotos: Clique Aqui Crédito: Rômulo Portela

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©