Oito grupos teatrais do Nordeste levam repertório para o 24º FNT de Guaramiranga

quinta-feira, 29 de junho de 2017


O jubileu de prata é em 2018, mas no próximo mês de setembro a AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga dá início às comemorações pelos 25 anos do FNT – Festival Nordestino de Teatro. Com uma trajetória dedicada à valorização das artes cênicas nordestinas em todas as suas formas de expressão, o festival chega à sua 24ª edição, no período de 02 a 09/09, abrindo a temporada festiva que segue até setembro no próximo ano.

Uma programação especial vai dar início às comemorações, a começar pelo carro-chefe do FNT, a Mostra Nordeste. “Será uma mostra dedicada à celebração dos afetos em comunidade-base da criação e da sustentação de nosso FNT, ou seja, queremos reunir em nossa comunidade de Guaramiranga a nossa comunidade teatral nordestina”, explica Nilde Ferreira, coordenadora geral do Festival.

Com esse conceito, para a Mostra Nordeste a curadoria selecionou espetáculos de oito companhias teatrais de sete estados, cada grupo com uma ou duas peças do repertório. Os grupos escolhidos estavam entre os 119 inscritos, somando 154 propostas de espetáculos.

As companhias selecionadas foram: 
Associação Teatral Joana Gajuru, de ALAGOAS; Oco Teatro Laboratório, da BAHIA; Inquieta Cia e Pavilhão da Magnólia, do CEARÁ; Ser Tão Teatro, da PARAÍBA; Magiluth, de PERNAMBUCO; Harém de Teatro, do PIAUÍ, e Instituto Caixa Cênica, de SERGIPE.

Cada companhia participante da Mostra Nordeste permanecerá em Guaramiranga do terceiro ao último dia do 24º FNT, como forma de fortalecer os intercâmbios favorecidos pelo festival e compartilhar experiências por meio da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité. A Mostra Nordeste não é competitiva. Há somente a escolha do melhor espetáculo eleito pelo público e o agraciado recebe o troféu Beija-Flor.

O 24º FNT é uma realização da AGUA com o patrocínio da ENEL através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio institucional da Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo. Parceria: Laboratórios Culturais.

OUTRAS MOSTRAS

Além da Mostra Nordeste, espetáculos voltados para públicos de todas as idades integram outras mostras do FNT. São elas: MostraNordeste Universitária, Palco Ceará, FNT para Crianças, Ceará Convida e Palco Giratório/Sesc. Somam-se às apresentações o Ciclo de Debates sobre os espetáculos, oficinas, cortejos e outras atividades. O Festival é realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e tem toda a programação com acesso gratuito.

24° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – De 02 a 09 de setembro de 2017. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.brwww.fnt.agua.art.br. Facebook: fntguaramiranga. GRATUITO.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©