Exposição de Almério Júnior na DNA

segunda-feira, 12 de junho de 2017

A vernissage da exposição do médico Almério Júnior, na passada quarta-feira, 8, na Galeria da DNA na Pituba, foi um completo sucesso, pela quantidade de colegas, pacientes e amigos que foram conferir as obras, mas sobretudo pelo impacto causado pelas telas, a ver pelas expressões de espanto, admiração, respeito, estampadas na cara de quem se arriscava a entender.

O ambiente das suas obras é sombrio, denso e penetrante. Figuras humanas, com cores vibrantes, são retratadas sobre um fundo escuro e vazio, algumas remetem a imagens dos grandes mestres renascentistas, com releituras e adaptações. Embora sem intenção de doutrina, o conteúdo expressa, em grande parte, cenas ligadas à religião, com frases escritas em Latim retiradas dos Novo e Velho Testamentos.

Almério Jr., na sua criação, não tem a intenção de agradar o expectador. Traduz, em imagens, a sua experiência médica de conviver com a dor dos pacientes na lida em hospitais públicos privados. Ainda traz consigo aquele espírito juvenil de expressar, com profundidade, temíveis sentimentos humanos.

Almério Machado Júnior é médico, graduado em 1986 pela Faculdade de Medicina-Universidade Federal da Bahia, Especialista em Pneumologia e em Clínica Médica, além de Mestre e Doutor em Medicina Interna. Atualmente é Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Universidade do Estado da Bahia e Médico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no Hospital Especializado Octávio Mangabeira.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©