Câmara Municipal de Salvador homenageia vitória na Batalha Naval de Riachuelo

sábado, 3 de junho de 2017

A Câmara municipal de Salvador realizará na próxima quarta-feira, 7 de junho, às 19h, uma sessão especial em homenagem ao 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data-Magna da Marinha do Brasil.
A autoria da proposição da sessão especial é do Vereador Téo Senna, que participará do evento junto com o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos, além de outras autoridades civis e militares.

A importância histórica da Batalha Naval do Riachuelo 
Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do trecho argentino do Rio Paraná.
Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.
Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra.
Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.

Serviço: Sessão especial na Câmara Municipal de Salvador Data: 7 de junho de 2017 Hora: 19h
Local: Plenário Cosme de Farias, Câmara Municipal de Salvador

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©