Almério Júnior abre hoje exposição

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Almério Machado Júnior é dico, graduado em 1986 pela Faculdade de Medicina-Universidade Federal da Bahia, Especialista em Pneumologia e em Clínica Médica, além de  Mestre e Doutor em Medicina Interna. Atualmente é Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Universidade do Estado da Bahia e Médico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no Hospital Especializado Octávio Mangabeira.
Desde a adolescência Almério Jr. dedica-se à arte de forma amadora; a princípio, como autodida, fazia desenhos em grafite sobre papel e assim  praticava o estudo das sombras, das luzes e da perspectiva. Expressava, naquele período, a sua preocupação com a agressão à natureza e com outros riscos relacionados à poluição ambiental. Suas obras foram então doadas a familiares e outras, até hoje, estão mantidas em um grande envelope entre livros a artigos médicos. Seus trabalhos foram evoluindo na técnica e nos temas, cada vez mais elaborados.
Quando era o momento de decidir seu futuro profissional, Almério Jr. esteve em dúvida se ingressaria na carreira de artes ou de medicina, visto também a influência indireta da brilhante carreira do seu pai, médico e professor, Almério Machado. Desta forma,  a carreira médica venceu. Almério Jr. seguiria o curso médico produzindo algumas  obras e exibindo-as em exposições coletivas, espaçadamente. Os estudos, a profissão e, mais tarde, a família, exigiam-lhe muito e o fizeram interromper a sua produção artística por alguns anos.
Em 2000, Almério Jr. realiza uma exposição indivídual sob o tema “DOR” (que já  remontava  a sua atuação profissional)  a qual  alcançou  grande sucesso naquele ano. Mas a carreira continuava a demandar o seu esforço. Contudo, sua criação artística, ainda que esporádica, persistia. Nos últimos anos, já na maturidade, Almério Jr. retoma com mais assiduidade à elaboração de novas telas.
O ambiente das suas obras é sombrio, denso e penetrante. Figuras humanas, com cores vibrantes, são retratadas sobre um fundo escuro e vazio, algumas remetem a imagens dos grandes mestres renascentistas, com releituras e adaptações. Embora sem intenção de doutrina, o conteúdo expressa, em grande parte, cenas ligadas à religião, com frases escritas em Latim retiradas dos Novo e Velho Testamentos.

Almério Jr., na sua criação, não tem a intenção de agradar o expectador.  Traduz, em imagens, a sua experiência médica de conviver com a dor dos pacientes na lida em hospitais públicos privados. Ainda traz consigo aquele espírito juvenil de expressar, com profundidade, temíveis sentimentos humanos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©