4ª edição do Fuxicos Futuros acontece no dia 27 de junho

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Dando continuidade aos seus encontros mensais, o projeto-ação “Fuxicos Futuros: Conversas no Pátio” chega à 4ª edição no dia 27 de junho (terça-feira), das 19h às 21h, no Goethe-Institut Salvador-Bahia, que acolhe este ciclo de conversas protagonizadas por mulheres atuantes na Bahia. Entre trocas existenciais, políticas e artísticas, a iniciativa é idealizada e produzida por um coletivo de artistas e intelectuais, negras, indígenas, trans, bi e lésbicas. O objetivo é promover diálogos e a articulação da comunidade negra envolvida no debate da problemática racial e de gênero que atravessa a história da sociedade brasileira. Desta vez, atuam como interlocutoras a designer de moda autoral, professora e pesquisadora Carol Barreto, a estudante de cinema Julia Morais e a publicitária, blogueira, professora e pesquisadora Thiane Neves. A entrada é franca.

A iniciativa se inspira na experiência de Grada Kilomba na capital baiana. Durante sua permanência no Vila Sul, programa de residência artística do Instituto Goethe, a artista portuguesa, cuja obra aborda questões de gênero, raça, trauma e memórias, realizou três conversas performáticas que mobilizaram centenas de pessoas entre novembro e dezembro de 2016, especialmente mulheres negras, que se fizeram mais presentes na rotina do ICBA. Kilomba ativou debates e efervesceu a necessidade de espaços que estejam abertos à intelectualidade e vivência dessas mulheres.

Composto por 12 mulheres, o Coletivo Transdisciplinar Fuxicos Futuros reúne conhecimento não-hegemônico e define uma agenda própria, focada em si e em suas demandas políticas emergentes. Além das conversas, o grupo se envolve em outras duas ações: o “Escambo de Fuxicos”, um momento informal de interação, e um grupo de estudos, para subsidiar e enriquecer as conversas.

Fuxicos Futuros: Conversas no Pátio #4 Quando: 27 de junho (terça-feira), 19h às 21h
Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória) Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©