Israel Kislansky vai doar para Salvador uma escultura em homenagem á maternidade

terça-feira, 2 de maio de 2017

O escultor baiano Israel Kislansky, radicado atualmente em São Paulo, sempre vem a Salvador ministrar cursos de técnicas diversas de cerâmica. Mas desta vez ele vai deixar sua marca na cidade. No final de semana do Dias das Mães, o artista vai fazer uma escultura ao ar livre e doar a obra para a capital baiana. Será a primeira obra pública de Kislansky na cidade de Salvador. E todo processo vai poder ser acompanhado de perto pela população.

A escultura em cimento, ainda sem nome, vai ser uma homenagem á maternidade. ‘’Pretendo realizar uma escultura em tamanho natural de uma mãe e sua filha. Acredito que será uma mescla das minhas experiências com a maternidade com um pouco das tradições africanas e escultóricas sobre o tema, mas ainda não defini completamente o projeto’’, conta o artista. Para que a obra esteja pronta no Dias das Mães, Israel Kislansky vai começar a modelar a peça no dia 12 de maio - na própria praça - e finalizar a escultura no dia 13, para que no domingo, 14 de maio, Dia das Mães, a escultura esteja pronta. 

Todo o processo de criação da escultura será feito no próprio local e poderá ser acompanhado de perto por qualquer pessoa. ‘’Vai ser uma oportunidade para aqueles que desejam acompanhar a criação de uma escultura’’, afirma. A escultura vai ficar na pracinha Recanto São Francisco, uma área verde de 5.000 metros no Itaigara. O convite partiu da APITA – Associação dos Amigos pelo Itaigara, como conta Mario Amici: ‘’Israel é um dos escultores mais importantes da atualidade. Acho que já estava na hora de Salvador ter uma obra sua em praça pública’’, afirma.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Israel Kislanky é referência em escultura figurativa e fundição de obras de arte em metal no Brasil. Recentemente coordenou a restauração dos bronzes do Monumento do Ipiranga, em São Paulo. O projeto foi realizado por uma equipe franco-brasileira, com a participação do SENAI, sob orientação técnica do especialista francês Antoine Amarger e supervisão da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

‘’Restaurar as esculturas no Ipiranga foi uma experiência maravilhosa e estar tão próximo das obras um privilégio. Gostaria muito de replicar a experiência em Salvador, particularmente sobre a Fonte do Terreiro de Jesus, no Pelourinho, que mereceria uma nova chance de ser restaurada. Dessa vez, porém, faço para mim algo ainda melhor, que é colocar uma nova escultura na cidade. Espero, sinceramente, que a obra realize um bom diálogo com a população”, comenta Kislansky. 

CURSO - Israel Kislansky chega a Salvador no início de maio para, ainda, realizar um curso de cerâmica. O objetivo é aproximar as pessoas do barro e da experiência artística, mas também é uma oportunidade para que estudantes e profissionais aprofundem seus conhecimentos. A temática do curso é a modelagem do corpo humano.
A oficina acontece de 5 a 7 de maio, iniciando sexta a noite e transcorrendo sábado e domingo, das 9h às 17h, no Ateliê de Hilda Salomão, em Stella Maris. ‘’Vamos realizar um trabalho com modelo vivo, tratando desde a construção da peça até os acabamentos finais e ocagem. “Como disporemos de forno no atelier, a obra ficará preparada para queima’’, conta o artista. Mas quem nunca mexeu com argila, não precisa se preocupar.  Alunos iniciantes também poderão optar pelas aulas básicas de modelagem da cabeça e torso.
As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas. Informações e inscrições pelos telefones 71.98851-2492.

SERVIÇO : Palestra e Curso de Escultura com Israel Kislansky Quando: palestra dia 05, das 19h30 às 21h.
     Curso dias 06 e 07 de maio, das 9h às 17h. Onde: Ateliê de Hilda Salomão, em Stella Maris
Informações e inscrições: 71.98851-2492. As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©