Salvador sedia o X Encontro Ministros da Cultura CPLP

domingo, 30 de abril de 2017

Salvador sedia o X Encontro Ministros da Cultura CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e recebe Selo de Capital da Cultura

De 02 a 07 de maio, Salvador sediará o X Encontro Ministros da Cultura CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que e traz como centro das discussões o fortalecimento da Língua Portuguesa e das manifestações culturais associadas ao idioma, além de fomentar os intercâmbios culturais, reforçar os laços históricos e promover iniciativas comuns que valorizem o espaço de expressão linguística a que pertencem os países da CPLP.

Dia 5 de maio é considerado o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Pelos Países Lusófonos. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da CPLP, com o objetivo de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. Na ocasião, Governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.

O evento, composto pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, visa o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os membros. Durante o encontro, Salvador será designada Capital da Cultura da CPLP, até o fim do período de vigência da presidência rotativa do Brasil no bloco em 2018, e será revisto o Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da Comunidade. A expectativa é que seja estabelecida uma instância formal responsável por coordenar políticas públicas relacionadas à proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial dos nove países de língua portuguesa. Também será anunciada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude entre os governos de Brasil e Portugal, por meio do qual serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Além disso, devem ser apoiadas iniciativas internacionais de produção cultural.

A Fundação Gregório de Mattos desenvolveu uma programação gratuita especial para o período. Do dia 02 a 07, das 14h às 19h, o Teatro Gregório de Mattos apresenta a última semana da exposição “De Timor Leste a Portugal: um olhar brasileiro”. A mostra reúne imagens registradas pelo fotógrafo Valmyr Ferreira durante oficinas de teatro, interpretação, improvisação, iluminação e caracterização realizadas gratuitamente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal.  A ideia da exposição foi da produtora brasileira Tania Pires e surgiu durante o Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip) de 2010, no Rio de Janeiro, evento que ocorre há dez anos.

As oficinas fotografadas por Valmyr foram oferecidas gratuitamente nos países e idealizadas por Tania, que selecionou currículos para formar as turmas de 25 pessoas, que se reuniam em centros culturais ou embaixadas do Brasil. Foram 12 dias em cada país e houve uma identificação imediata dos falantes da mesma língua durante as oficinas, mas em cada lugar as propostas apresentadas foram encaradas de forma diferente.

 A Casa do Benin traz de volta a Exposição Telas da Cidade. A mostra foi montada com obras do acervo do Museu da Cidade que retratam Salvador e seus encantos. Estão expostas a Planta da Cidade do Salvador do Livro que dá Razão ao Estado do Brasil, do início do século XVII; a Planta da Restituição da Bahia, de 1625; a Planta da Retomada da Cidade do Salvador, em 1625, por Dom Fradique de Toledo Osório, quadro espanhol e à Planta de Adolfo Morales de Los Rios, de 1898.A Planta da Cidade do Salvador do Livro que dá Razão ao Estado do Brasil, do início do século XVII; a Planta da Restituição da Bahia, de 1625; a Planta da Retomada da Cidade do Salvador, em 1625, por Dom Fradique de Toledo Osório, quadro espanhol e à Planta de Adolfo Morales de Los Rios, de 1898.

Quem visitar o local, ainda pode apreciar a Exposição Permanente Pierre Verger, que apresenta objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo. Este acervo pertence, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês.

Dia 02, acontece a Oficina de Gastronomia Afro-Baiana, na Casa do Benin, para os interessados em aprender os segredos da culinária afrobaiana, das 14 às 17h, com a chef Ana Célia realiza a Oficina de Gastronomia Afrobaiana, que tem inscrições gratuitas. Os interessados devem comparecer ao local, com 30 minutos de antecedência. A partir das 18h, a Casa abre as portas do espaço Jêje-Nagô, para mais Ajeum Sonoro, ao som do DJ Gug Pinheiro, e, para quem quiser saborear os quitutes feitos por Ana Célia, com a receita ensinada na oficina, os pratos a preços populares são R$25, com direito a Entrada, Prato Principal e Sobremesa.
 A Casa abre todos os dias para visitação, de terça a sexta, das 10h às 17h.

O Cinema na Praça leva os filmes “Axé” e “Jonas e o Circo Sem Lona”, para o Largo do Santo Antônio, respectivamente nos dias 04 e 05, sempre às 19h. A ação é composta por uma van com telão e projetor, exibindo filmes gratuitamente em praças da cidade.

No Mercado Modelo, o Viver o Mercado traz, dia 05, às 19h, o Pôr-do-sol no Mercado. No sábado, dia 06, acontece mais um Encontro com as Baianas e no domingo (07), o Domingão no Mercado, às 10h30.
No domingo (07), na Igreja do Carmo, acontece o Concerto nas Igrejas, às 11h.

SERVIÇO: Programação Oficial do MinC:
Cerimônia de abertura da X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Hora: 19h
Local: Forte São Diogo – Praça Azevedo Fernandes, s/n, Porto da Barra, Salvador, Bahia - Traje: Esporte Fino 
Coletiva de imprensa com ministro Roberto Freire sobre a X Reunião de Ministros da Cultura da CPLP Hora: 13h
Local: Hotel Pestana Convento do Carmo – Rua do Carmo, 1, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©