Juíza Fabiana Pellegrino é homenageada com a Comenda Dois de Julho

sexta-feira, 7 de abril de 2017

A mais alta condecoração do legislativo baiano foi concedida à juíza Fabiana Andréa de Almeida Oliveira Pellegrino, nesta quinta-feira (06), durante sessão especial, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A homenagem, proposta pela deputada estadual Maria del Carmen (PT), é um reconhecimento a personalidades que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento do estado ou para a melhoria social.
Titular da 19ª Vara do sistema dos Juizados Especiais, Fabiana é a oitava mulher dentre as 51 figuras agraciadas com este título desde que o mesmo foi criado, em 1999.
“A proposição da medalha originou-se de uma mulher representante do povo, guerreira, e se dirige a uma magistrada mulher que muito se orgulha de seu gênero. Compartilho esta homenagem com todos os presentes, principalmente com as mulheres, que com sua atuação têm escrito firmemente, sem rascunho, páginas marcantes em uma história de avanços sociais e ganhos humanísticos na superação diária”, disse a juíza ao tratar de temas como o papel da mulher nas lutas por uma sociedade menos desigual, da importância da representatividade feminina na construção de políticas públicas, a emancipação e o voto feminino e tendo citado figuras como Joana Angélica, Maria Felipa e a presidente Dilma Rousseff.
Para o deputado federal e esposo da magistrada, Nelson Pelegrino “aconcessão dessa comenda a doutora Fabiana é mais de que merecida. É uma homenagem à mulher, a magistrada, a uma profissional que tem relevantes serviços prestados à sociedade baiana como promotora, como juíza”.

Currículo - Em quase duas décadas, Fabiana Pellegrino já atuou como juíza de Direito como titular das comarcas de Palmeiras, Mairi e Irecê, sendo promovida para a Comarca de Salvador, em 2007, onde atuou em Varas de Família, Criminais, Juizados e Turmas Recursais. Hoje, ela é titular da 19ª Vara do sistema dos Juizados Especiais, além de fazer parte do grupo de trabalho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e fazer parte da mesa diretora do Colégio de Magistrados do Sistema dos Juizados Especiais da Bahia, com mandato de 2016/2017. A juíza também é co-criadora do projeto de capacitação para os Juízes e servidores dos Juizados Especiais da Bahia, além de organizadora de workshops, seminários e simpósios na área eleitoral, autora de artigos publicados em revistas nacionais e palestrante assídua em seminários e congressos sobre Direito do Consumidor.
A magistrada é graduada em direito pela Universidade Federal da Bahia; pós-graduada em Direito, Justiça e Cidadania; pós-graduada em Direito e Estado; pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil e mestre em Direito Público.

Presentes - Compareceram ao evento o procurador geral do Estado Ruy Sérgio Deiró da Paixão, representando o governador Rui Costa; a senadora Lídice da Mata; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel; o coordenador da bancada baiana na Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo; o procurador geral da Justiça da Bahia Wellington Cesar Lima e Silva; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-Ba), desembargador Jatahy Fonseca Júnior; a defensora pública Cristina Ferreira Araújo; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Freddy Carvalho Pitta Lima; membro da Comissão de Relações Institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Esmeralda Oliveira; os prefeito de Lauro de Freitas e Catu, Moema Gramacho e Gera Requião, respectivamente; a vereadora Marta Rodrigues, dentre outras autoridades.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©