Academia de Letras e Artes de Salvador (ALAS) retoma as atividades com palestra e sessão poética

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Nesta segunda (03), a Academia de Letras e Artes de Salvador (ALAS) promove, a partir das 17h, no Salão Nobre do instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a abertura do seu Ano Acadêmico de 2017, dedicado à poesia.

Segundo o Presidente Luiz Cláudio Guimarães, “A ALAS cumpre uma das principais vertentes da sua missão de catalisar o processo infinito do raconto que vem de Jó, passa por Homero, Virgílio, Dante, Camões, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Hélio Pólvora e João Ubaldo, dentre inúmeros outros notáveis. Ou seja, prossegue pagando tributo à continuidade criativa do espírito humano que tem na arte e na literatura a sua maior expressão, esta que nasce da Poética, cujo cânone foi o primeiro a ser estatuído na história, e por ninguém menos que Aristóteles, o que ocorreu entre 335 a.C. a 323 a.C.  Dentre os gigantes da poesia mundial, a Bahia inscreveu o seu filho Castro Alves, o gênio lírico que também foi trágico, sensual, lúdico, profético e libertário. Desde então, a nossa Salvador vive em estado de Poesia.”

Na abertura das atividades da ALAS, o acadêmico e professor Germano Dias Machado ministrará a palestra “Vivências: Pessoas e situações notáveis”, estando o momento poético a cargo da ilustre convidada especial, a escritora Gláucia Lemos da Academia de Letras da Bahia (ALB).

O evento também marca a presença da ALAS nos eventos alusivos à comemoração dos 468 anos da fundação da Cidade do Salvador em parceria com o IGHB, ao tempo em que oportuniza a Diretoria atual apresentar seu relatório anual de atividades  em que se confirma o cumprimento do objetivo estatutário da entidade de defender, preservar e desenvolver o patrimônio cultural, artístico e histórico de Salvador e da Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©