Academia de Letras da Bahia empossa novo membro

sábado, 1 de abril de 2017

Academia de Letras da Bahia (ALB) empossou um novo membro, nesta quinta-feira (30/03). A escritora e professora Edilene Dias Matos, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC) da UFBA, é a mais nova imortal que vai ocupar a cadeira de número 13 da 
Academia, que foi ocupada anteriormente pela acadêmica Miriam Fraga, falecida em fevereiro de 2016. A nova acadêmica foi saudada pelo confrade Fernando da Rocha Peres, 

A solenidade aconteceu em noite de glamour, no Palacete Góes Calmon, sede da ALB, no bairro de Nazaré, com a presença de autoridades, os acadêmicos seus pares, uma legião de amigos, familiares e alunos, que abrilhantaram a noite, certamente inesquecível  para a nova acadêmica.

Edilene foi eleita imortal da ALB por conta de sua trajetória como profissional ligada às letras e, de modo geral, à cultura, incluindo um olhar especial para a temática das poéticas da voz e das culturas populares. “Insisto que os escritores, poetas, ensaístas, vocês todos, fazem parte daquele grupo de artistas cujo trabalho é incansável com as palavras, gestos, imagens. Esta casa é o abrigo certo para estes artistas”, disse ela, após a sessão de eleição.

Edilene Dias Matos é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Fez Pós-Doutorado em Literatura e Cultura Brasileiras na Universidade de São Paulo (USP) e em Poéticas da Voz pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense. Foi professora da PUC de São Paulo e diretora do Departamento de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Na UFBA, atuou como coordenadora do Pós-Cultura. Foi uma das fundadoras e primeira presidenta da Abravoz (Associação Brasileira de Pesquisadores da Voz).

Edilene Matos tem vários livros publicados, dezenas de capítulos espalhados em livros, artigos em revistas literárias e culturais, no Brasil e no exterior. Coordena grupo de pesquisa no Pós-Cultura/IHAC e participa de outros grupos de pesquisa no Brasil, em Portugal, na França e no Canadá.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©