Seminário gratuito vai propor soluções para o problema da água na Bahia

sábado, 11 de março de 2017

A Bahia possui 97 municípios em situação de emergência, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado. A estiagem tem causado desabastecimento de água potável nas cidades atingidas, além de prejuízos à agricultura e à pecuária em várias regiões, sobretudo no semiárido.
Para debater alternativas a essa realidade, será realizado, no próximo dia 17/03, no Espaço Cultural Arlindo Fragoso, na Escola Politécnica da Ufba, durante todo o dia, o primeiro fórum da segunda edição do Programa Agenda de Desenvolvimento Bahia. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita no site do Crea/BA: www.creaba.org.br.
O seminário terá palestrantes de renome internacional, entre eles o engenheiro chefe do Departamento de Companhias de Águas de Israel, Amir Schischa, e o PhD em Engenharia Química/Tecnologias Ambientais,  Asher Kiperstok First.

O tema da palestra do profissional israelense, que é vice-diretor da Divisão de Conservação da Água da Autoridade Israelense, será “Gestão do Ciclo Hídrico em Regiões de Escassez”. A escolha do representante da autoridade da água de Israel se deu porque o modelo de gestão institucional e tecnológico israelense é um dos mais avançados do mundo, além de o país ter características climáticas semelhantes às do Brasil.
A gestão do uso da água será outro tema debatido durante o evento. De acordo com o professor Asher Kiperstok, a Bahia registra grandes perdas de água em seu sistema de distribuição e a reutilização, por parte dos usuários, é praticamente inexistente.

De acordo com o professor, praticamente metade da água consumida em Salvador, por exemplo, é oriunda da Barragem de Pedra do Cavalo, que por sua vez é abastecida pelo Rio Paraguaçu. Asher lembra que o rio percorre boa parte do seu curso na região do semiárido, onde chove entre 400 e 800 mm por ano, e leva água para uma região que chove bem mais, na casa dos 1800 a 2000 mm por ano.
A Agenda Bahia de Desenvolvimento é uma promoção do Crea-BA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia) e do IPB (Instituto Politécnico da Bahia).  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©