Palacete das Artes recebe a exposição ‘Mulheres e Artivismos’, de Nadia Benavides

terça-feira, 7 de março de 2017

Para homenagear Dia Internacional da Mulher, o Palacete das Artes recebe nesta terça- feira (7 de março), às 19h, a exposição “Mulheres e Artivismos”, da artista visual Nadia Benavides. A mostra, instalada no segundo pavimento do museu, contempla 35 obras, incluindo acrílicos sobre tela e pinturas digitalizadas, além de um acervo ilustrativo, fotográfico e documental de Nadia Benavides, Paula Ubilla, acompanhados com poesia de Mariam Pessah, Rosye Saez, Alejandra Ziebrecht  e música da Vasti Michel,  Mo Maie, Evelyn Cornejo e La Pispireta.  

De acordo com a artista, a exposição é concebida como registro visual, e comemora a diversidade das mulheres, inspirada na memória das civilizações pré-colombianas. “Reconto a história das mulheres que foram censuradas, plagiadas e queimadas. Registro e apoio criativamente as manifestações pela liberdade e empoderamento das mulheres e meninas. Celebro os momentos de união entre elas e de sororidade, lugar de onde concebo encontros maravilhosos de seres conscientes de sua identidade e força. Acredito na arte como uma prática e como uma ferramenta necessária para uma verdadeira mudança sociocultural e consciente”, defende. 

Nadia Victoria Benavides nasceu em 1985, na cidade portuária de Talcahuano, província de Concepción, Chile. Estudou Artes Plásticas na Universidade de Concepción e especializou na técnica de gravura, embora trabalhe atualmente com pintura em tela, parede, corpo, além de ilustração, fotografia, performance, escultura e mosaico. Trabalha como artista independente, ativista, expositora, viajando por diferentes lugares do Chile, Argentina, México, Brasil, Peru, Bolívia, Guatemala, Espanha e outros.   

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Durante o Carnaval estará fechado. Mais informações no tel. 71 3117 6987. 

Palacete das Artes (IPAC/SECULT) Exposição Mulheres e Artivismos, de Nadia Benavides
Abertura: 7 de março, às 19h/ Visitação: até 26 de março
Rua da Graça, 284 Tel.71 3117 6987/6997/ Assessoria: 71 9974 5858/8777 5409
facebook: Palacete das Artes Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h/Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©