Lançamento de livro e documentário de Carlos Pronzato nos Barris

quarta-feira, 15 de março de 2017

   No dia 16 de março, quinta feira, às 18 h acontece, na Sala Walter da Silveira da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris), o lançamento do livro de contos O Milagre da Luz e outros contos em Trastevere - Roma- (150 páginas, editora Multifoco, RJ) e ás 19h do documentário OCUPA TUDO, Escolas Ocupadas no Paraná, ambos do cineasta, escritor e ativista social Carlos Pronzato.
   O livro de contos (bilíngüe: português/espanhol) tem como cenário o bairro mais charmoso de Roma, Trastevere, onde o autor esteve em 2014, e durante o retorno de navio ao Brasil escreveu este livro que já foi lançado no Rio de Janeiro e em Buenos Aires no inicio deste ano.
   Os personagens de cada conto fazem parte de uma trama que ao mesmo tempo enuncia, anuncia e denuncia a forma como a bolha do poder do mundo de tudo se apodera, cerceando a liberdade dos  viventes, sobretudo dos que contestam o seu totalitarismo, criando neuroses através de normas e condutas opressoras. O autor, através dos seus personagens, interage com estas realidades de forma sutil e diplomática trazendo ao contexto as mais ponderadas soluções; unindo com destreza a ironia com a comicidade. (Guido Galeffi, Presidente da Associação Cultural Ítalo - Brasileira Dante Alighieri de Salvador da Bahia)
  
   Já o documentário OCUPA TUDO, Escolas Ocupadas no Paraná, lançado em Curitiba em dezembro de 2016 e no Fórum Social Mundial em Porto Alegre inicio deste ano, retrata a luta dos estudantes secundaristas paranaenses contra a Reforma do Ensino Médio proposta pelo governo federal, sem debates prévios, e contra a PEC 55 que congela os investimentos sociais durante 20 anos. Das mais de mil escolas ocupadas no país em 2016, 850 foram no Paraná. Pronzato dirigiu A Revolta do Buzu (2004); A Rebelião dos Pingüins, estudantes secundaristas chilenos (2007); A Partir de Agora, as Jornadas de Junho (2013); Acabou a Paz, Escolas Ocupadas em SP (2016); A Escola Toma Partido (2016), dentre muitos outros.

   O filme conta com uma linha narrativa que consegue expressar em profundidade os sentidos políticos e históricos desse que foi o maior movimento de ocupações já registrado na História. Ocupa Tudo se notabiliza como uma produção coletiva, colaborativa e de natureza independente, viabilizada pelo envolvimento de sujeitos que estiveram na linha de frente do movimento e/ou que atuaram em sua defesa nos meios escolares, jurídicos e midiáticos. Mais que um registro documental tradicional, Ocupa Tudo é parte das necessárias e urgentes mobilizações em defesa dos direitos sociais no Brasil. (Valeria Arias, Professora do Paraná).

Direção, Produção e Roteiro: Carlos Pronzato / Edição: Renato Bazán / Finalização: Taynan de Carvalho / Produção Executiva: Valeria Arias, Giselle Schnorr, Carlos Mandacarú / Câmeras: Carlos Pronzato, Taynan de Carvalho, Bruna Kurzlop / Música: Mel da Mocidade gentilmente cedida por Chico César / Ano: 2016 / Duração: 60 min. aprox.

Lançamento do livro O Milagre da Luz e outros contos em Trastevere (Roma) e do documentário OCUPA TUDO, Escolas Ocupadas no Paraná. 
Data: 16 de março, quinta feira, às 18 h (livro) e às 19h (documentário)
Local: Sala Walter da Silveira da Biblioteca Pública do Estado Da Bahia (Barris). Entrada Franca. 
Contatos: (71) 9 9214 4402 e (21) 9 7995 7981 (wathsapp)/ carlospronzato@gmail.com
Catálogo de filmes e livros: www.lamestizaaudiovisual.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©