Hospital Humberto Castro Lima poderá realizar até 300 cirurgias de catarata gratuitas por mês

quinta-feira, 9 de março de 2017

 Com a realização de 255 triagens só no mês de fevereiro, o Hospital Humberto Castro Lima continua com o Mutirão de Catarata, que acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.
 O serviço oferece atendimentos gratuitos de triagem para pacientes de Salvador, a partir de 60 anos ou com idade inferior, portadores de requisição médica ou relatório médico informando diagnóstico de catarata.
Após a confirmação do diagnóstico, os pacientes são encaminhados para a cirurgia de catarata, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para usufruir do atendimento, é preciso comparecer à recepção do Atendimento do SUS do Hospital Humberto Castro Lima e fazer o agendamento do serviço, levando identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) apontam que a principal causa de cegueira evitável ou curável no Brasil e na América Latina, em geral, é a catarata. A doença atinge, principalmente, a população com mais de 60 anos, mas é curável cirurgicamente.
No Brasil são realizadas aproximadamente 280 mil cirurgias de catarata pelo SUS. A médica oftalmologista do Hospital Humberto Castro Lima, Dra. Verônica Castro Lima explica que a principal causa da catarata é a idade, porém outros fatores e doenças podem estar associados ao seu desenvolvimento, tais como o diabetes, o tabagismo e o uso de certas medicações, como os corticosteroides.
O diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista, através de exames detalhados, que podem indicar o tratamento específico para cada tipo de catarata, “embora seja algo exclusivamente cirúrgico, pois não existem colírios ou medicações que eliminem a doença”, observa a médica. Segundo ela, a técnica cirúrgica mais moderna e aplicada é a facoemulsificação, que utiliza o ultrassom para aspirar a catarata do campo visual.

Catarata - A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Os indivíduos portadores da catarata apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada, dificultando as tarefas cotidianas, como ler, dirigir um carro ou até mesmo interpretar a expressão das pessoas.
Mais informações poderão ser obtidas no telefone (71) 3173-8238.

Serviço: Mutirão de Catarata Público-alvo: Munícipes de Salvador. Pacientes a partir de 60 anos de idade.
Pacientes com idade inferior a 60 anos com requisição ou relatório médico informando diagnóstico de Catarata.
Documentos: RG, Cartão do SUS e Comprovante de Residência.Onde: Rua Pedro Lessa, nº 118 - Canela - Salvador/BA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©