Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores - BTC - 3ª edição

quarta-feira, 22 de março de 2017

Entre os dias 23 e 26 de março de 2017, a arte de rua vai mostrar sua diversidade de cores e ganhar vida nova no Centro Antigo de Salvador. Em sua terceira edição, o Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores – BTC irá reunir mais de 90 artistas locais e nacionais, para pintar e refletir sobre essa linguagem que ganhou o mundo e contribui para a democratização da arte e o  embelezamento da  paisagem  urbana.  De volta a Salvador, o BTC terá seu centro de atividades no Espaço Cultural Barroquinha e ocupará diversos muros do Centro antigo, reforçando assim a ideia do espaço público como um local de encontros, saberes e trocas e em comemoração aos 468 anos de Salvador, integrando a programação do Festival da Cidade 2017.

Em seu amplo programa de atividades, o BTC 2017 contará com a mesa-redonda Graffiti Além dos Muros: Profissionalização nas Artes Visuais, no dia 23 de março, às 18h30, com entrada franca, no Espaço Cultural da Barroquinha, Praça Castro Alves, s/nº - Barroquinha. O debate reunirá artistas da cena baiana e nacional, de diversas áreas, que têm as artes visuais como atividade formadora, entre eles a mineira Carolina Jaued (Krol), da crew Minas de Minas; o fotógrafo carioca Henrique Madeira, que tem vasta documentação visual sobre a arte de rua; e os grafiteiros baianos Julio Costa, que usa o graffiti como suporte para o ativismo social; Vinícius Vidal, que é designer gráfico; e Bigod, que atua como game concept artist, responsável por desenvolver o conceito artístico de jogos eletrônicos.

No dia 24, das 9h às 18h, acontece o tradicional mutirão de graffiti na Ladeira da Preguiça, na proposta de envolver a comunidade residente e contribuir com o debate acerca da valorização deste local, historicamente alvo de preconceito. No sábado, dia 25, inicia-se o circuito de pintura, com a construção de painéis espalhados pelo entorno da Barroquinha. Ainda no dia 25, das 17 às 19 horas, será realizada uma batalha de mc’s, aberta a todos(as) artistas do rap interessados(as). Das 19h às 20h, discotecagem do Dj Marve; e das 21h às 21h30h, do dj Kajaman. Para fechar a noite de sábado, das 21h30 às 23h acontece o show do grupo feirense Roça Sound. No domingo, 26, finaliza-se o circuito de pintura, com, ainda, oficina de graffiti para crianças às 14 horas; apresentação do projeto Playgrude, das cantoras Marcela Bellas e Taís  Nader;  Slam  das  Minas,  uma  batalha  feminina  de  poesia falada, das 17h às 18h; intervenção do poeta Marcio Slam, das 18h às 19h; e encerramento da noite com o grupo percussivo Funfun Dúdú, às 19 horas. O BTC é uma realização do Coletivo Vai e Faz (formado por artistas, comunicadores, produtores e estudiosos do tema) e da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©