Clécia Queiroz e Letieres Leite no “Essa Noite se Improvisa”

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

 A próxima edição da ação “Essa Noite se Improvisa” reunirá como convidados a cantora Clécia Queiroz e o músico, maestro e compositor Letieres Leite, no Palacete das Artes, nesta quinta-feira, 9.02, às 17h. A ação faz parte do projeto Tropicália: Régua e Compasso (A Bahia Cultural Pré-Tropicalista) e visa promover a interação e participação de agentes culturais de várias gerações, em encontros descontraídos com improvisos musicais com banda base, abertos à participação de cantores e instrumentistas. O ingresso é gratuito.

Clécia Queiroz, cantora, compositora e pesquisadora, com três discos solos gravados, além de participações em várias coletâneas de CDs, é mestre em Artes pela Howard University (EUA). Letieres Leite é instrumentista, compositor, idealizador da Orkestra de percussão e sopros Rumpilezz e fundador da AMBAH (Academia de Música da Bahia). “A abordagem atende à proposta de focalizar os anos 60, com uma cena pré-Tropicália na Bahia e seus desdobramentos”, considera Marle Marcedo, diretora do CFA. O Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) desenvolve a ação.
Clécia vai falar sobre o samba de roda, trazendo informações sobre as variedades dessa manifestação popular e sua performance. “O samba de roda não é apenas música, mas uma performance coreográfica, visual, que traz em si a experiência dos comportamentos corporais cotidianos”, destaca a cantora. Letieres Leite apresentará o tema: A Trajetória do Samba através de sua Clave Rítmica, fundamento de sua pesquisa sobre as raízes matriciais da música popular brasileira.
Além do bate-papo com os convidados o público poderá apreciar o quinteto formado pelos professores do Centro de Formação em Artes (CFA) da Funceb Edu Fagundes (Clarinete e Violão), Luiz Asa Branca (guitarra) e Robinson Cunha (bateria), mais os convidados Luciano Chaves (Flauta) e Giroux Wanziler (baixo), que apresentarão um repertório de clássicos da MPB, Bossa Nova e do Jazz. O grupo também focaliza a cena pré-Tropicália em Salvador. 

Serviço:Tropicália: Régua e Compasso Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 289, Graça
Visitação da exposição: terça a sexta, das 13h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Programação até março, às terças, quartas e quintas-feiras sempre a partir das 17h:
A Sopa de Maria: Terças-feiras, 14/02, 14 e 28/03 Uma Ideia na Cabeça: Quarta-feiras, até 30/03
Essa Noite se Improvisa: Quintas-feiras, 9/02, 23 e 28/03 Seminário e lançamento de revista: dias 29 e 30/0

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©