MAM-BA recebe instalação MAMDOURADO

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) inaugura instalação ‘MAMDOURADO’ do artista plástico Flavio Marzadro nesta terça-feira (10), nos trilhos do MAM-BA 

Com quatro exposições simultâneas em cartaz, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) inaugura mais uma mostra nesta terça-feira (10), abrindo o calendário expositivo do museu. Trata-se da instalação ‘MAMDOURADO’, produzida pelo artista italiano Flavio Marzadro, que faz residência artística no local para desenvolvimento do seu projeto, que tem como objetivo “tornar dourado diversos pontos de Salvador”. A partir das 13h, os trilhos que percorrem o MAM-BA estarão revestidos de pigmento dourado e folhas de ouro por toda a sua extensão. Ligados a mais seis metros de outros trilhos que pertenceram à linha ferroviária do Subúrbio, o trecho será apoiado numa árvore sugerindo subida.  

A instalação consiste na reflexão artística sobre artefatos metafísicos que ajudaram a construir a cultura colonial e pós-colonial do Brasil, revelando-o em toda a sua estética. “Assumo como material de trabalho os modos de vida, rotinas, valores, crenças e sonhos que estão presentes tanto no diálogo entre as pessoas, seus processos cognitivos e suas ações, ou artefatos materiais sociais que modelam nossas vidas”, esclarece o artista sobre seu processo de criação, que poderá ser acompanhado no dia 10. Flavio Matarzaro vai ministrar uma ‘Oficina de Monotipia’ nos dias 17 e 18 de janeiro (terça e quarta-feira), das 14 às 17h, nas Oficinas do MAM-BA. Serão oferecidas 20 vagas. Inscrições pelo e-mail oficinasdomam@gmail.com.

Sobre o artista Flavio Marzadro é artista e sociólogo, nascido na Itália, mas atualmente vive entre Salvador e Paris. Dialoga através da prática artística com os modos nos quais as sociedades atuais constroem a vida, o cotidiano, artefatos materiais e memórias. Como práticas sociais, Marzadro busca criar contextos de aprendizagem urbana por meio da arte, como foram os casos das experiências “Praça das Mãos” (2012), Hug-me (França, 2016), como experiências coletivas, o artista MeLA dici la tua idea di Trentino? (Itália 2015).

Em Salvador, o artista tem trabalhos na Estação Ferroviária de Periperi, realizado em dezembro de 2016. Já na Estação Ferroviária da Calçada e na Feira de São Joaquim está sendo feito parte do trabalho em trilhos que não são mais usados. Há também uma linha antiga de bonde próxima à Biblioteca Central dos Barris. Todos esses trabalhos fazem parte do projeto de residência artística no MAM, por isso o nome MAMDOURADO. 

SERVIÇO:Instalação MAMDOURADO : A partir do dia 10 de janeiro (terça-feira)Entrada gratuita
Onde: Trilhos do MAM-BA Horário: Das 13h às 18h Visitação: De 11 de janeiro a 12 de março 
Oficina de Monotipia Quando: 17 e 18 de janeiro (terça e quarta-feira)
Onde: Oficinas do MAM-BA Horário: Das 14h às 17h 20 vagas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©