Heloísa Prazeres lança novo livro de poesias "Casa onde habitamos"

sábado, 14 de janeiro de 2017

Nesta quinta-feira(12) a escritora Heloísa Prazeres realizou o lançamento do seu mais recente livro de poesia "Casa onde habitamos" editado pela Scortecci Editora, na livraria Cultura, do Salvador Shopping. Na sessão autógrafos, muitos amigos e admiradores, fizeram questão de marcar presença e conferir a nova poesia de Heloísa, que se constitui numa leitura sentida, como deve ser a poesia, mas ao mesmo tempo prazeirosa.

O livro, ilustrado com fotos do artista plástico Jamison Pedra, seu marido, reúne uma coleção de 82 poemas dispostos em quatro partes. A palavra casa, em Casa onde habitamos (Prazeres, 2016), possui um campo semântico que evoca, provoca e define-se como proteção externa e espaço interno de experiência. As quatro partes que compõem o livro destinam-se metaforicamente à comunicação poética, organizada em casas: arte, sonho, sentimento e memória - defesa de princípios que constituem o discurso libertário da poesia. Habitante da metrópole, a poeta põe-se a falar, liricamente, em interlocução com o leitor, que se identificará com a procura incessante por abrigos humanos sob o teto da terra. Reduto domiciliado na poesia, a atividade da escrita criativa afirma-se por sua natureza expressiva e reflexiva. O seu exercício hoje é um apelo interventivo, que existe para salvar percepções, proposições, sensibilidades e a estética do mundo literário imaginativo.

Heloísa Prazeres é natural de Itabuna-BA, é Bacharel e Mestre em Letras pela UFBA. Foi professsora de Literatura Portuguesa e Brasileira. Cumpriu doutorado em Literatura na University of Cincinnati, OH. EUA. Professora Adjunta, aposentada do IL da UFBA. Foi titular na Universidade Salvador, UNIFACS. Coordenou o Núcleo de Referência Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Possui textos publicados com produtores de Artes Visuais (Cinema e Fotografia). Citada no Dicionário de Autores Baianos. Salvador: SECULT, 2006, e no Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, CEPA, 2015. Publicou, em livro, Temas e teimas em narrativas baianas do Centro-Sul. FCJA; UNIFACS; SECULT, 2000; Pequena História, poemas selecionados. Salvador: Quarteto, 2014; Antologia Outros Riscos do Prêmio DamárioDaCruz de Poesia. Salvador: FPC/ SecultBA e Quarteto, 2013; Poetas da Bahia, III. Salvador: Expogeo, 2015 e Antologia 5º Prêmio Literário de Poesia, Portal Amigos do Livro, São Paulo: Scortecci, 2015 Medalha de Bronze do I Concurso Literário da AECALB, Rio de Janeiro, 2016.

1 comentários:

HELOISA PRAZERES disse...

Obrigada pelo apoio na divulgação. Alguns amigos manifestaram-se, pedindo-me informações sobre a publicação. Aproveito para registrar a Ficha Técnica do livro Casa onde habitamos ( PRAZERES, 2016).
Distribuição: Livraria Cultura
Editora: SCORTECCI EDITORA
Edição: 1
Ano: 2016
Assunto: LITERATURA NACIONAL - POESIA
Idioma: PORTUGUÊS
Código de Barras: 9788536649795
ISBN: 8536649798
Encadernação: BROCHURA
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Nº de Páginas: 132

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©