Salvador sediará competição internacional de robótica em 2017

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Uma competição inédita no Brasil será sediada em Salvador no próximo ano. A 4ª edição do Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia Robótica acontecerá de 8 a 12 de maio de 2017, na Universidade Salvador (UNIFACS) - Campus Rio Vermelho. O Prêmio desembarca em terras brasileiras depois de passar pelo México (2016), Espanha (2015) e Estados Unidos (2014). Com o tema ‘Limpeza de Parques’, o desafio para os participantes nessa edição será de criar robôs capazes de recolher lixo.  

A novidade é que, pela primeira vez, o Brasil será representado por duas equipes. Uma delas, que representará o país pela quarta vez consecutiva na competição, é formada por alunos baianos de Engenharia Mecatrônica da Universidade. Além deles, estudantes da UniRitter, do Rio Grande do Sul, também representam o país estreando na competição. Ao lado dos brasileiros, pesquisadores e estudantes da Espanha, Malásia, México e Turquia também concorrerão ao prêmio. 

Em 2016, a equipe dos alunos da UNIFACS participou da competição como única representante da América Latina e conquistou a medalha de prata. Os estudantes Lucas Leite, Ramon Valeriano, Brunno Araújo e Luan Passos desenvolveram o robô Heimdall, capaz de auxiliar equipes de resgate em situações de desastre. Dois desses estudantes estarão na equipe que concorrerá novamente ao Prêmio em 2017.  
Sobre a Unifacs
A UNIFACS – Universidade Salvador, integrante da rede internacional de universidades Laureate, líder global no segmento de educação superior, é uma das maiores universidades da Bahia. Fundada em 1972, a UNIFACS oferece cursos de graduação (bacharelado e tecnológica) nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato (especializações e MBA’s) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico em social do nosso estado. Atualmente, a Universidade conta com sete campi na capital baiana, um em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, além de polos de EAD (Ensino a distância) espalhados por diversos municípios da Bahia, além dos estados do Ceará, Paraná, Paraíba e Pernambuco, sendo a primeira instituição particular baiana a ser credenciada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©