Porto Seguro recebe mesa e oficinas de Circo e Teatro

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Fábio Vidal, Karina Faria, Lívia Mattos e Millena Miranda participam de ação gratuita da Funceb nos dias 2, 3 e 4 de dezembro

 O II Seminário de Criação em Circo e Teatro vai atingir o território Sul do estado, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Aula-espetáculo, mesa de debates e oficinas gratuitas com os profissionais Livia Mattos, Karina de  Faria, Fábio Vidal e Millena Miranda irão envolver artistas dos segmentos.  O conteúdo abrange a Oficina de Teatro Físico, com Fábio Vidal, Oficina de Técnica Circense, com Millena Miranda, e aula-espetáculo Música para a cena, com Lívia Mattos, todos estes conteúdos voltados para os processos criativos em Circo e Teatro. Karina Faria será a palestrante  na mesa de diálogos.
Todas as atividades são abertas  ao público. Para a participação nas  oficinas será necessário inscrição prévia via formulário online ou presencialmente no Centro de Cultura de Porto Seguro. Inscrições abertas pelo https://goo.gl/EzxXNz.

Aula-espetáculo - “Música para Cena”, com Lívia Mattos: A partir de uma apresentação artística do processo de criação de suas performances e pesquisa documental, a artista compartilhará sua trajetória através de vídeos e objetos de cena, destrinchando, mais profundamente, a relação música/circo no Brasil com apresentação de referências dessa interface. A aula- espetáculo será aberta ao público, porém terá capacidade para 60 pessoas

 Oficinas  - Teatro Físico, com Fábio Vidal: A oficina irá abordar elementos de dramaturgia do corpo, o corpo no espaço e dramaturgia na cena, por meio da utilização de improvisações e criação de repertório.
Técnica Circense, com Millena Miranda: Propõe um trabalho para desenvolver a consciência corporal, concentração, coordenação motora, força, resistência através técnicas em aparelhos circenses.

 Serão inscritos até 30 participantes por oficina, cuja carga horária é de 10 horas. Os participantes das oficinas receberão certificado.
O II Seminário de Criação em Circo e Teatro atende a uma das diretrizes da SecultBA, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da FUNCEB através do endereço: www.fundacocultural.ba.gov.br.

Mediadores e oficineiros - Karina Faria é socióloga, doutora em Artes Cênicas e pesquisa o Teatro Nordestino Brasileiro, o Teatro Mambembe e o Teatro de Revista Brasileiro. Atuou em diversas montagens junto a diretores como Paulo Cunha, Márcio Meirelles, Fernando Guerreiro, Carmen Paternostro, dentre outros. Escreveu e atuou na peça Mulher Popular Brasileira, com direção de João Lima. Atua ainda como arte-educadora, produtora e é membro integrante da Cooperativa Baiana de Teatro.
Fábio Vidal é formado em Interpretação Teatral pela Ufba e é fundador do Território Sirius Teatro. Dirigiu e atuou nos premiados espetáculos Sebastião, Seu Bomfim, Velôsidade Máxima e ERê - Eterno Rêtorno. Atualmente desenvolve o espetáculo Joelma.
Milena Miranda é artista circense, instrutora de técnicas circenses, auxiliar de produção e assistente de coordenação pedagógica.
Lívia Mattos é formada em Sociologia pela Ufba e pesquisa a música no circo. Foi no circo que começou a sua carreira artística ao se interessar pelo acordeom como recurso cênico. Em 2008 iniciou sua carreira solo e desde então já se apresentou pela Bahia, Brasil e Europa. Atualmente trabalha em parceria com o cantor e compositor Chico César em shows pelo país, como também pela Europa e América Latina.

Serviço II Seminário de Criação em Circo e Teatro/ Etapa Sul – Porto Seguro
Mesas de Discussão e Oficinas sobre Processos Criativos em Circo e Teatro 
Dia 02.12 18h às 21h – Aula-espetáculo “Música para Cena” com Lívia Mattos
Dia 03.12 9 às 13h - Palestra com Karina de Faria seguida de  Ciclo de debates acerca de processos de criação com Lívia Matos, Milena Miranda e Fábio Vidal
14h às 18h - Oficina de Teatro Físico com Fábio Vidal e Oficina de Técnicas Circenses com Millena Miranda
 Dia 04.12 9h às 17h - Oficina de Teatro Físico com Fábio Vidal  e Oficina de Técnica Circense com Millena Miranda
Centro de Cultura de Porto Seguro – Porto Seguro Aberto ao público 
Mais informações: Coordenação de Circo e Teatro/Dirart, da Funceb Contatos: (71) 3324-8522/(71) 3324-8525 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©