Exposição itinerante do Itaú Cultural A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira se despede da cidade

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Após dois meses em Salvador, a exposição itinerante do Itaú Cultural A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira se despede da cidade, deixando saudade e boas lembranças.
Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra, de cunho poético, trata da saudade, personificada na obra de alguns dos mais representativos fotógrafos brasileiros, ou que desenvolveram o seu trabalho no país. São 123 obras, produzidas da década de 1930 a 2014, de autoria de 36 artistas, como os emblemáticos Alcir Lacerda e Gilvan Barreto e os baianos Adenor Gondim, Aracy Esteve Gomes, Aristides Alves, Iêda Marques, Lita Cerqueira, Luciano Andrade e Voltaire Fraga

Para quem ainda não conseguiu prestigiar, a mostra fica em cartaz até 11 de dezembro, de quarta a domingo, das 14 às 19h, reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, incluindo sete baianos – Adenor Gondim, Aracy Esteve Gomes, Aristides Alves, Iêda Marques, Lita Cerqueira, Luciano Andrade e Voltaire Fraga. A montagem da exposição em Salvador foi resultado da parceria com a Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura Municipal de Salvador.

O Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha abriram as portas da Galeria da Cidade e da Juarez Paraíso, para o público prestigiar a exposição itinerante promovida pelo Itaú Cultural A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira que apresenta um percurso iconográfico de um sentimento pessoal e universal registrado em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Com curadoria de Diógenes Moura, pesquisa de Samuel de Jesus e projeto expográfico de Henrique Soares e Érica Pedrosa, do Itaú Cultural, A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira chega a Salvador, terceiro destino da itinerância, tendo passado antes por São Paulo e Belém. Segue depois para Fortaleza, em janeiro.
Todas as imagens em A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira transcorrem da década de 1930 até o ano de 2014, em variados estilos e linguagens de expressivos fotógrafos brasileiros. Reunidos na Galeria da Cidade, estão 110 trabalhos de artistas contemporâneos e de outros representativos na produção fotográfica do país, como Alcir Lacerda, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e Márcio Távora.

SERVIÇO A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira Visitação: de 12 de outubro a 11 de dezembro
De quarta-feira a domingo, das 14h às 19h Entrada gratuita Fundação Gregório de Mattos
Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos Praça Castro Alves, s/n, Centro – Salvador, BA Tel.: 71 3202-7888
Galeria Juarez Paraíso – Espaço Cultural da Barroquinha Rua do Couro, s/n, Barroquinha – Salvador, BA Tel.: 71 3202-7880

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©