Caso la Vue é discutido em Fórum em Salvador

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

IAB-BA REALIZA FÓRUM NACIONAL “PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO” 

No rastro das discussões nacionais sobre o caso La Vue, o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA), realiza nesta terça-feira, 6 de dezembro, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA),  das 14h às 19h, o Fórum Preservação & Desenvolvimento.  

Desde que o  embargo da obra do edifício residencial na Barra ganhou audiência nacional,  esta é a primeira vez que os presidentes do IAB Nacional, Sérgio Magalhães,  e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Haroldo Pinheiro,  se reúnem em Salvador, com a presidente do IAB-BA, Solange Araújo, mediadora do evento.
O IAB é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros, que se dedica a temas de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. Na ocasião, será discutido o papel social do IAB e das entidades profissionais de arquitetura e urbanismo. Também serão abordados os aspectos da preservação e desenvolvimento sob a visão crítica, cultural e antropológica, com presença dos arquitetos Heliodório Sampaio, Márcia Sant’Anna e Ordep Serra. As mesas serão mediadas pela presidente do IAB-BA e pelo Conselheiro Superior da entidade, Luiz Antônio de Souza.

“A atuação do IAB-BA para a suspensão das obras do Edifício La Vue, caso repercutido nacionalmente nas últimas semanas, foi muito importante para a Entidade Profissional, ao refletir o seu papel social em defesa da aplicação da legislação urbanística e de preservação, em área de entorno ao bem tombado”, afirma Solange Araújo. O Fórum Preservação & Desenvolvimento  é uma realização do IAB-BA, com apoio institucional da FAUFBA e do CAU-BA. 

Confira a programação do evento. Aberto ao público:
Mesa 1 – Sergio Magalhães (IAB Nacional) e Aroldo Pinheiro (CAU-BR). Mediação: Solange Araújo (IAB-BA). Tema: O papel social do IAB e das entidades profissionais de arquitetura e urbanismo.

Mesa 2 – Antônio Heliodório Sampaio, Márcia Santana e Ordep Serra – Mediação: Luiz Antônio de Souza. Tema: Aspectos da preservação & desenvolvimento: uma visão crítica, cultural e antropológica.

*******O IAB é entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros, que se dedica a temas de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. Fundado, no Rio de Janeiro, em 26 de janeiro de 1921, é a mais antiga das entidades brasileiras dedicadas à arquitetura, ao urbanismo e ao exercício da profissão. Não tem fins lucrativos e seus dirigentes não são remunerados. O Departamento da Bahia (IAB/BA), um dos entes federativos, foi fundado em 1954 e, atualmente, coordena a Comissão de Política Urbana e Habitação do IAB nacional. O IAB tem assento em vários órgãos internacionais e nacionais, entre os quais o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) foram criados pela Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, a qual regulamenta o exercício da arquitetura e urbanismo no país. Autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, o CAU possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo”. Considerando todo o território nacional, o CAU congrega 138 mil profissionais e 19 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo.

Serviço: Fórum “Preservação & Desenvolvimento” Quando: Dia 06 de dezembro (terça-feira) Horário: 14h às 19h
Onde: Auditório Mastaba da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), na Rua Caetano Moura, 121, Federação  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©