Exposição World Press Photo pela primeira vez em Salvador

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A exposição World Press Photo, mais importante do fotojornalismo mundial, chega pela primeira vez à Salvador. A mostra reúne os registros mais impactantes da imprensa mundial de 2015. As imagens retratam momentos culturais, sociais, políticos e ambientais, vivenciados no ano passado. São 164 fotografias escolhidas no 59º concurso da organização, sediada em Amsterdã, na Holanda. Anualmente a mostra é vista por 3,5 milhões de pessoas, em cem cidades, de 45 países. A exposição tem patrocínio da Caixa e do Governo Federal e estará disponível para visitação de 13 de dezembro a 29 de janeiro de 2017, na Caixa Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

O público baiano vai ter contato com as melhores fotografias produzidas em 2015. Essa edição do evento conta com imagens do fotógrafo paulista Mauricio Lima, primeiro brasileiro a ser premiado em duas categorias no mesmo ano, vencedor do Prêmio Pulitzer em 2016, pela cobertura da crise dos refugiados pelo New York Times. Maurício ganhou o primeiro lugar na categoria Notícias Gerais, com a imagem de um adolescente de 16 anos, militante do Estado Islâmico, ferido na guerra da Síria; e o segundo lugar pela categoria Vida Cotidiana, com a foto de um grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no Pará.

A Capadócia Produtora Cultural é responsável há nove anos por trazer a grandiosa exposição internacional para o país, inédita em Salvador. “A Bahia possui uma tradição artística e fotográfica muito grande, é um estado de destaque no cenário nacional. Salvador, por ser a capital, tem o potencial de reverberar a relevância desta exposição, que é a mais importante do fotojornalismo mundial. Esperamos que a mostra se estabeleça no calendário cultural da cidade”, comenta Rafael Ferraz, diretor cultural da Capadócia.

O Brasil também está representado na mostra pelo Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que foi cenário de série de fotos do espanhol Sebastián Liste. A imagem recebeu o 3º lugar na categoria “Vida Cotidiana”. Liste fotografou a rotina do Papo Reto, coletivo de mídia independente do Complexo do Alemão, que registra a vida dos moradores da comunidade. “A World Press Photo é, sobretudo, uma plataforma de promoção dos direitos humanos e liberdade de expressão. Os baianos poderão refletir sobre a relevância do fotógrafo no registro histórico dos fatos, conferir e relembrar os acontecimentos mais importantes do último ano, conjeturar sobre a repercussão que tiveram e como, em alguns casos, ainda permanecem presentes”, afirma Rafael Ferraz.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©