Especialista em LIVRO RARO coordena curso em Salvador

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Uma das maiores especialistas em obras raras do país fará curso no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia dias 17 e 18 de novembro

A responsável pelo setor de Obras Raras da Biblioteca Nacional e uma das maiores especialistas do país, Ana Virgínia Pinheiro, estará em Salvador, dias 17 e 18 de novembro, para coordenar a oficina “Livro Raro: formação e gestão de coleções bibliográficas especiais”. O encontro acontece no IGHB, das 14h às 18h, com o objetivo de discutir o conceito de livro antigo, raro, único e precioso, como item patrimonial ou como parte de coleções bibliográficas especiais de memória.
Na oficina serão trabalhadas teorias, normas e boas práticas, processamento técnico (a partir da marcha do livro), critérios de seleção (para guarda, reprodução e acesso) e avaliação patrimonial. Pretende-se atender às demandas de curadores e usuários de coleções especiais, que enfrentam constantes desafios diante das peculiaridades inerentes às obras que compõem essas coleções – trata-se, aqui, de uma explanação panorâmica e apreensão de circunstâncias, questões e soluções práticas, alicerçadas em teorias consagradas, sob a forma de um seminário. 
A taxa de inscrição é 100 reais e pode ser feita no site www.ighb.org.br 

Professor/Coordenador: Ana Virgínia Pinheiro, bibliotecária, chefe da Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional (BRASIL), Mestre em Administração Pública e Professora da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
CV, no Sistema LATTES/MEC: http://lattes.cnpq.br/1451014589696902
Google acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=en&user=asyz3PQAAAAJ

Local: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia 
Dia: 17 e 18 de novembro de 2016 Horário: 14 às 18h Valor: R$ 100,00 (cem reais) 
* o valor da inscrição não será devolvido em caso de desistência do curso
Importante: Estarão disponíveis apenas 80 (oitenta) vagas 71 3329 4463 e 999745858 (assessoria)

SOBRE O IGHB: Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado é também conhecida como a “Casa da Bahia”. É uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©