Do Paraná, Grupo Obragem apresenta a peça “Essencial” em Salvador

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Em circulação nacional com o projeto “Obragem Circula Presença”, o Grupo Obragem de Teatro vem de Curitiba (PR) para apresentar em Salvador a peça “Essencial”, de 1º a 3 de dezembro (quinta a sábado), na Casa da Outra (Politeama). Já no domingo, dia 4, o baiano Fábio Osório Monteiro, artista vinculado ao Dimenti, apresenta o seu “Edital”, representando a cena local como convidado da temporada. Todas as sessões serão às 19h e com entrada gratuita.

O Grupo Obragem de Teatro, criado em 2002 por Eduardo Giacomini e Olga Nenevê, é caracterizado por seu perfil investigativo e pela construção de uma linguagem particular de expressão artística. No espetáculo “Essencial”, estreado em 2014, a dupla propõe o questionamento sobre o que é essencial para a manutenção da vida humana e para que o teatro, como fenômeno, aconteça. Com fortes características performáticas, a peça enfatiza o trabalho do ator e a sua relação com a plateia: artistas e público participam, juntos, de uma experiência capaz de gerar acontecimentos no espaço. O contato com histórias de outras pessoas, com emergências individuais e com modos dinâmicos de criação artística promove um ambiente propício para percepções surpreendentes sobre o humano. 

A passagem pela capital baiana está sendo acolhida pelo Dimenti, ambiente de criação artística e de produção cultural, que assina não apenas a produção local, como também coloca em palco o primeiro trabalho autoral de um de seus artistas-curadores-produtores, Fábio Osório Monteiro. Em “Edital”, entre projetos arquivados, suplentes na espera e um proponente contemplado, são detonadas questões sobre o atual panorama da arte contemporânea.

O projeto “Obragem Circula Presença” foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2015 da Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A proposta da ação é promover encontros entre artistas e públicos por meio do compartilhamento de procedimentos de criação e convivência com convidados de cada cidade visitada. Além de Salvador, a circulação passa por Maringá (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

ESSENCIAL Grupo Obragem de Teatro (PR) Quando: 1º, 2 e 3 de dezembro (quinta a sábado), 19h
EDITAL Fábio Osório Monteiro (BA) Quando: 4 de dezembro (domingo), 19h
Onde: Casa da Outra (A Outra Companhia de Teatro) Centro Comercial Politeama, 114  (em frente ao Instituto Feminino)
Quanto: Gratuito Lugares limitados. Reservas pelo Whatsapp: 71 98711-5304

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©