Dia do Samba na Bahia

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Zélia Duncan, Daniela Mercury, Juliana Ribeiro, Claudete Macedo, Gal do Beco, Verônica do Mar, Vânia Bárbara, Clécia Queiroz, Cláudia Costa compõem o time mulheres que celebram o samba e a contribuição feminina para o mais brasileiro dos ritmos

Os 100 anos de samba serão celebrados na Bahia durante a 44ª edição da Semana do Samba, que a partir de 27 de novembro realiza diversas atividades e, no dia 02 de dezembro, Dia Nacional do Samba, o sempre apoteótico show que reúne grandes nomes do samba brasileiro, no Terreiro de Jesus, a partir das 19h. E como este ano a Semana do Samba também homenageia as mulheres e sua atuação para a continuidade e renovação do gênero, Zélia Duncan é um dos destaques desta edição e chega a Salvador com o show baseado no seu mais novo disco “Antes do Mundo Acabar”, onde ela canta sambas.

Com direção geral de Edil Pacheco e direção de produção de Paulo Dourado, o Dia do Samba reúne outras grandes artistas como , Juliana Ribeiro, Claudete Macedo, Gal do Beco, Verônica do Mar, Vânia Bárbara, Clécia Queiroz, Cláudia Costa, todas cantando samba. Destaque para Daniela Mercury, que sempre flertou com o ritmo em suas variadas formas e fará uma apresentação especial. Mas há lugar para a voz dos homens também, claro. Edil Pacheco, Nelson Rufino, Walmir Lima, Gerônimo, Aloísio Menezes, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Roque Bentenquê, Tom Barreto e o grupo paulista Bambas de Sampa, subirão ao palco no grande show.

Semana de Celebração – Mas programação que comemora o samba na Bahia começa já do dia 27.11, às 10h, com uma roda de samba na Cantina da Lua voltada para o samba tradicional, contando com a participação de sambistas e sambadores baianos, com destaque para os grupos de Chula, Samba de Roda e grupos populares de Salvador do Recôncavo baiano; no dia 28, a partir das 15h, será realizada uma roda de conversa “O Tempo do Samba”, no Palácio da Aclamação; no dia 29.11, às 15h , no Centro de Cultura da Câmara Municipal, uma sessão especial proposta pelo vereador Odiosvaldo Vigas, será conduzida pelo sambista Edil Pacheco e terá como palestrante a também sambista Juliana Ribeiro e o professor Paulo Dourado,; ainda no dia 29.11, haverá show de Gerônimo Santana, na Praça Pedro Arcanjo, às 20h, com a participação de sambistas e sambadores;

Antes do Mundo Acabar - Zélia Duncan canta samba no seu mais novo disco “Antes do Mundo Acabar”, e traz composições inéditas, compostos por Zélia e vários parceiros, e outras que surgiram nas pesquisas de repertório, como “Por que você não me convida agora”, de nosso amado Riachão . Mas tem também músicas de Xande de Pilares, que co-assina três faixas e dá uma canja no samba “No meu país”, e parcerias com Pedro Luís, Ana Costa, Bia Paes Leme, Zeca Baleiro e Arlindo Cruz. Da pesquisa inicial, Zélia Duncan registrou sambas Paulinho da Viola (“Pintou um Bode”), Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho (“Em cada canto uma esperança”) e Moacyr Luz (“Vida da minha vida”). “São 5 mestres, além de uma linda composição que Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Fred Camachofizeram especialmente pra mim (“Por água abaixo”)”, comemora. “Antes do Mundo Acabar” já é um sucesso – além de super bem aceito pela crítica, consagra Zélia como (também) cantora de samba e promete botar toda a família para cantar e dançar como se não houvesse amanhã.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©