Dia da Bandeira será comemorado no 2º Distrito Naval

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

No próximo sábado, dia 19 de novembro, a partir das 11h20, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizará a tradicional cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento está previsto para acontecer no pátio externo da sede do Com2ºDN, situada no Comércio, em frente à Igreja da Conceição da Praia.
A cerimônia terá inicio com o hasteamento da Bandeira do Nacional, ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa). Na sequência, serão incineradas as bandeiras inservíveis e desgastadas pelo uso, ao som do Hino à Bandeira. Ao final do evento, o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, ofertará novas Bandeiras Nacionais às escolas e Grupos de Escoteiros do Mar convidados para a solenidade.
A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída por uma bandeira republicana, simbolizando as mudanças que o Brasil passava naquele momento e os ideais de um Estado-nação, o patriotismo e o sentimento nacionalista.
O cerimonial de hasteamento e arriamento do Pavilhão Nacional é executado pela Marinha do Brasil, diariamente, em todos os seus navios e Organizações Militares de terra, simbolizando a devoção dos militares ao País.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©