Dia da Bandeira é comemorado no Comando do 2º Distrito Naval

sábado, 19 de novembro de 2016

Ao final da manhã deste sábado, 19 de novembro, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou a tradicional cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira, no pátio externo da sua sede, situada no Comércio.
A cerimônia teve início com o hasteamento da Bandeira do Nacional, ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa). Na sequência, foram incineradas as bandeiras inservíveis e desgastadas pelo uso, juntamente com uma salva de 21 tiros de canhão. Após a execução do Hino à Bandeira, o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, ofertou novas Bandeiras Nacionais ao Colégio Estadual João das Botas, que enviou uma turma de alunos para assistir a solenidade, e às representações de grupos de Escoteiros do Mar.
Dezenas de pessoas que se encontravam no Comércio pararam para acompanhar a cerimônia. Foi o caso do motorista Gilberto Oliveira, que se dirigia a um posto de combustíveis e parou ao ver os militares formados no pátio do Com2ºDN. “Valeu muito a pena dar uma parada para ver essa cerimônia. Foi uma surpresa ver tudo assim tão de perto. Foi emocionante. A Marinha está de parabéns”, declarou. Já Rodrigo Souza, aluno do 6º ano do colégio João das Botas, ficou impressionado com o evento. “Gostei de ver a bandeira subindo e dos tiros de canhão. Achei muito bom, nunca tinha visto uma cerimônia da Marinha”, afirmou o estudante.
A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída por uma bandeira republicana, simbolizando as mudanças que o Brasil passava naquele momento e os ideais de um Estado-nação, o patriotismo e o sentimento nacionalista.
O cerimonial de hasteamento e arriamento do Pavilhão Nacional é executado pela Marinha do Brasil, diariamente, em todos os seus navios e Organizações Militares de terra, simbolizando a devoção dos militares ao País.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©