Congresso Brasileiro de Oceanografia acontece em Salvador

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Foi aberto ontem em Salvador, no Bahia Othon Palace Hotel, o VII Congresso Brasileiro de Oceanografia, que decorrerá nos dias 05 a 09 de Novembro de 2016.

Apesar de nos dias 5 e 6 já terem decorrido vários minicursos, a abertura oficial do Congresso foi feita ontem à noite, pelo Reitor da UFBA João Carlos Salles, que presidiu a mesa, onde também tiveram lugar, a diretora do Instituto de Geociências da UFBA, Olívia Maria Cordeiro de Oliveira, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Manoel Mendonça, representando o Governador, o Presidente da Associação Brasileira de Oceonagrafia, João Tadeu de Menezes, o Capitão de Fragata, Francisco Evandro, representando o Comandante do II Distrito Naval, Professor José Maria Landim Dominguez,Atualmente professor titular em Geologia Costeira e Sedimentar da Universidade Federal da Bahia e coordena o inct AmbTropic – Ambientes Marinhos Tropicais.

Após a saudação de cada integrante da mesa, foram efetuadas algumas homenagens, a figuras de destaque na área de oceanografia, com entrega de placa comemorativa, a saber:
- Prof. Zelinda Margarida de Andrade Leão
- Prof. Yeda Andrade
- Engenheiro Aleixo Belov, o nosso navegador solitário, que já deu 4 voltas ao mundo, e que no dia 3/12, pelas 10 h, no II DN, zarpará novamente com destino ao Alaska, para mais uma aventura.

Integrado na programação do Congresso, temos a visita a Salvador do Navio Antares. (ver matéria anterior http://www.salvadoracontece.com/2016/11/navio-oceanografico-antares-visita.html)

O Congresso - As mudanças globais no clima deverão afetar as características físicas, biológicas e biogeoquímicas dos oceanos e das zonas costeiras, modificando sua estrutura ecológica, suas funções e os diferentes serviços prestados ao Homem. Estas mudanças tem o potencial de causar sérios impactos socioeconômicos nas escalas local, regional e global.
Este tema central permeará a organização dos simpósios, sessões temáticas, conferências plenárias, oficinas e mini-cursos oferecidos durante a realização do evento, que abordará temas como:
Ensino da Oceanografia; Acidificação dos Oceanos; Fronteiras da Oceanografia; Recursos Naturais do Mar; Paleoceanografia; Mercado de Trabalho; Gerenciamento Costeiro e O Homem e os Oceanos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©