Cientista político alemão debate eleições dos EUA

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Em Salvador, cientista político alemão debate em tempo real apuração das eleições presidenciais dos EUA

Quem vai se mudar para a Casa Branca? Esta pergunta está sendo feita nos quatro cantos do planeta e, em Salvador, será o mote de uma “election party”: encontro informal para debater esta que é uma das pautas mais importantes – e impactantes – do mundo. No dia das eleições nos Estados Unidos, terça-feira, 8 de novembro, o cientista político alemão Christoph Bieber convida para o ambiente coletivo da residência artística Vila Sul, do Goethe-Institut Salvador-Bahia, da qual é hóspede recente. A partir das 20h, à moda estadunidense, em meio a cerveja, Coca-Cola e pipoca servidos livremente, uma conversa multimídia acompanha a apuração em tempo real, aberta a pesquisadores, comunicólogos, historiadores, sociólogos, filósofos, agentes culturais e todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos e reflexões sobre o assunto.

“Os Estados Unidos acabaram de vivenciar uma campanha eleitoral de uma agressividade até então desconhecida, que levou à divisão do país”, introduz Bieber, que é professor da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha. Suas pesquisas e publicações lidam com ética e responsabilidade políticas, transparência e comunicação pública, bem como democracia e novas mídias. Desde 2000, integra a gerência da Politik-Digital, associação mantenedora da plataforma online de mesmo nome e, desde 2013, é membro do Conselho da TV e rádio pública alemã WDR. “Hillary Clinton quer estar outra vez na Casa Branca, agora fazendo história como a sua primeira presidente. Donald Trump, por sua vez, surpreendeu ao obter sucesso com sua campanha desrespeitosa, seu tom cáustico e seus argumentos sem fundamento”, completa ele.

Christoph mediará e analisará as eleições, relembrando desde o início da campanha ao momento final, junto à equipe do Goethe-Institut. À medida que, ao longo da noite, o resultado se revelará, ele lançará luz, por meio de comentários e debates, sobre elementos importantes no processo político, a exemplo dos chamados swing states, mídias sociais e comunicação em tempo real, financiamento de campanhas e a cobertura midiática cada vez mais tendenciosa. A cobertura ao vivo em canais de TV do Brasil, dos Estados Unidos e da Alemanha será assistida em diversas telas, cenário para uma palestra, uma videoconferência, postagens em redes sociais e interação intensa.

A RESIDÊNCIA – Christoph Bieber está em Salvador desde o último dia 28 de outubro e permanecerá até 16 de dezembro, como participante do Programa de Residências Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, que será oficialmente inaugurado no próximo dia 16 de novembro. Terceira no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única no “sul global”, abaixo da Linha do Equador, a residência representa um marco do diálogo entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas e pesquisadores de todo o mundo.

QUEM VAI SE MUDAR PARA A CASA BRANCA? O Dia das Eleições nos Estados Unidos 
Com: Prof. Dr. Christoph Bieber  Quando: 8 de novembro (terça-feira), 20h
Onde: Residência artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA
(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória) Entrada franca

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©