Carlos Prazeres e Daniela Mercury interpretam Villa-Lobos no Teatro Castro Alves

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ministério da Cultura e EMS apresentam “Villa-Lobos em Movimento”, projeto que pretende aproximar o público da música erudita. A estreia acontece em Salvador e inclui ensaio aberto e uma apresentação gratuita.

Contribuir para disseminar o gosto pela música erudita. Este é o objetivo do projeto Villa-Lobos em Movimento, que pretende aproximar o grande público da importante obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A estreia acontece em Salvador, com ensaio aberto comentado para jovens de escolas e orquestras locais, no dia 14 de novembro (segunda-feira), às 17h, e concerto aberto ao público no dia 15 de novembro (terça-feira), às 20h, no Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande), com regência do Maestro Carlos Prazeres e solos do gaitista José Staneck e participação especial da cantora Daniela Mercury. O projeto – que também passa por São Paulo no mês de abril de 2017 – conta com patrocínio da EMS, através da Lei Rouanet, e é uma realização da Novo Traço e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

Com conceito musical criado por Carlos Prazeres, o concerto passeará por um Brasil profundo, revisitando o som e as cores da obra de Villa-Lobos. Fauna e flora brasileiras, assim como o ritmo do interior do país, suas belezas, dores, festas e tradições estarão presentes no repertório, que vai das “Bachianas no. 2 – O Trenzinho do Caipira” ao “Canto do Cisne Negro”, passando por “Arioso”, de J. S. Bach, grande inspiração para o compositor brasileiro. Os arranjos são de Alexandre Caldi.

A orquestra que executará o concerto será formada exclusivamente para a apresentação e reunirá 56 músicos baianos. Um dos mais conceituados instrumentistas da gaita do Brasil, com um estilo que mescla jazz, MPB e música clássica, José Staneck interpreta “Concerto para gaita”. Já a solista convidada Daniela Mercury dará voz a um pout-pourri com canções populares, como “Canção de amor”, “Trenzinho do caipira” (que recebeu letra de Ferreira Gullar) e “Se essa rua fosse minha”, uma das cantigas populares rearranjadas por Villa-Lobos nos anos 1930. “Daniela já tem uma familiaridade com a obra do Villa, que cantou em inúmeros carnavais, sendo absolutamente fiel à obra do mestre. Some-se isto ao seu imenso carisma, talento e musicalidade, temos um casamento perfeito”, explica o maestro Carlos Prazeres.

Para completar a experiência artística, projeções e intervenções em vídeo mapping do catalão Alvaro Uña, com conteúdo inédito em sincronia com a experiência sonora. No Brasil desde 2010, o artista desenvolve e produz projetos multimídia unindo a ciência e a arte, e já trabalhou na criação de novas tecnologias para shows e criação de conteúdos para artistas como Marisa Monte, Los Hermanos, Jorge e Matheus, Paralamas do Sucesso, Luan Santana, Jota Quest, Samba Noir.

Serviço - Villa-Lobos em Movimento Ensaio aberto comentado
Quando: 14 de novembro, 17h Onde: Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito para estudantes e músicos de orquestras de Salvador
O quê: Concerto Villa-Lobos em Movimento Quando: 15 de novembro, 20h Onde: Teatro Castro Alves

Ingressos disponíveis a partir do dia 07 de novembro nas bilheterias do TCA .Informações: (71) 3535-0600
 Bilheteria Teatro Castro Alves Horário Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 9h às 21h. 
SAC do Shopping Barra Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 8h às 12h 
SAC do Shopping Bela Vista Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 8h às 12h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©