Agenda quinzenal da Casa do Benin - Salvador

sábado, 12 de novembro de 2016

 Até dia 29, o Círculo Râs Reggae Pintura e Artes promove uma exposição coletiva com o tema Zumbi e Suas Artes em homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra, na Sala Lina Bo Bardi, das 09h às 17h. Com a participação dos artistas de artes visuais Magalhães Aguiar Râs, Verônica Mar, José.R, Candinho Cezar Gouveia, do poeta e arte educador Edgar Velame, que além de exporem suas obras, prestam homenagem a personalidades como Edson Gomes, Dra. Patricia Pinheiro, Riachão, Jorge Portugal, Sidnei Rocha, entre outros. 
 Em comemoração ao Novembro Negro, as próximas edições do projeto A Casa Vai à Escola abordam com mais ênfase as discussões sobre a Cultura Afro-brasileira na Cidade do Salvador. A ação de arte educação que apresenta em forma de oficinas culturais o acervo da Casa do Benin, bem como aborda de maneira educativa e lúdica a cultura africana nas escolas da rede municipal de ensino há três anos, vem expandindo e indo além. Já foi ao Hospital Aristides Maltez Unidade de Oncopediatria, no mês das crianças, este mês, visita uma escola no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e atravessa o mar levando samba de roda e o Balé Jovem de Salvador para Ilha de Maré.

Na quarta (16), A Casa Vai à Escola Municipal Eugênia Ana dos Santos, instituição de ensino que fica dentro da área sagrada do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro candomblecista com 106 anos de fundação, Bairro de São Gonçalo do Retiro. A unidade é considerada de referência por inserir nas atividades curriculares as temáticas afro-brasileiras. Possui um trabalho pedagógico enriquecido principalmente com a valorização da literatura dos Mitos e Lendas Africanas e Afro-brasileiras. A oficina cultural será ministrada pela arte educadora e coordenadora da ação Régia Ribeiro e pelo Grupo de Capoeira do Projeto Esquivando.
 Já no dia 23, o projeto vai à Escola Municipal da Ilha de Maré, espaço geográfico de Salvador com remanescências culturais quilombolas. A ação não mede esforços para a sua aplicabilidade, vai além-mar para atender os estudantes daquela região. A Ilha de Maré foi a temática de um samba muito famoso dos compositores baianos Lupa e Walmir Lima. Assim, será promovida oficina cultural ministrada pelo grupo de Samba de Roda Bicho da Cana e pelos professores de Dança do Balé Jovem de Salvador, numa edição especial contemplativa do centenário desse ritmo celebrado em 2016. 
Todas as segundas e quartas* são oferecidas aulas de Dança Afro para a amadores e interessados no campo das tradições africanas, dança e terapia, como parte do projeto desenvolvido pelo professor Amilton Lino, das 10 às 12h. Inscrições e informações devem ser feitas diretamente com o professor, nos dias das aulas.

Às terças e quintas*, das 13 às 17h, o Made in Bahia projeto do dançarino Slleyk da Bahia, promove, um intercâmbio cultural entre Bahia e o mundo através de aulas de dança afro, teatro e música, aberto ao público. Este mês, estão acontecendo apenas as aulas de percussão. Inscrições e informações devem ser feitas diretamente com o professor, nos dias das aulas. 
Nas noites de terça e quinta*, das 19 às 21h, o Grupo Gangara dá Aulas De Capoeira, sob a coordenação de Franciane Simplício. Inscrições e informações devem ser feitas diretamente com o professor, nos dias das aulas.
Todas as quintas*, das 9h ás 12h a Casa abre as portas para os ensaios do Grupo de Teatro Os Insênicos, formado por atores portadores de transtornos mentais, sob a coordenação de Renata Berenstein, onde é possível assistir, sujeito a lotação do espaço.

A Casa abre de segunda a sexta* para visitação – agendada ou espontânea – das 09 às 17h. No espaço tem a exposição permanente com objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo. Este acervo pertence, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©