Lançamento de livro em Salvador do Prof. Dr. Raphael Cloux

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO TRANSCON: O INSTRUMENTO LEI DE TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR, DE RAPHAEL FONTES CLOUX, NO DIA 12/11/2016, ÀS 9:00 HORAS, NO CAMPUS DA UNIFACS DA PARALELA (CAMPUS PROFESSOR BARROS – CPB), LOCALIZADO NA AV. LUÍS VIANA, N. 3146, IMBUÍ – SALVADOR/BA, AO LADO DO EXTRA PARALELA. ENTRADA GRATUITA.

A obra TRANSCON: o instrumento Lei de Transferência do Direito de Construir é de autoria do professor e pesquisador Dr. Raphael Fontes Cloux, graduado em História pela UCSal, especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu, mestre em Análise Regional e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS.

O livro é fruto da pesquisa de doutorado desenvolvida por Raphael Fontes Cloux acerca da Lei de Transferência do Direito de Construir (TRANSCON), a qual teve seu primeiro uso no Brasil na cidade de Salvador (capital da Bahia), em 1987. Esse instrumento urbanístico faz parte da regulamentação do uso e ocupação do solo urbano no município, possibilitando que o proprietário de um determinado imóvel urbano bloqueado por motivos de interesse ambiental, do patrimônio histórico-cultural ou para fins de regularização fundiária passe a exercer o direito de construir em outro imóvel urbano o potencial construtivo do primeiro, mediante a doação de sua propriedade por escrituração pública à prefeitura da cidade.

Diante disso, a prefeitura passou a emitir uma certidão indicando o potencial construtivo calculado através de percentuais definidos em leis complementares posteriores, podendo ser utilizado em sua totalidade ou de forma fracionada. Ou seja, um imóvel urbano, terreno ou edificação, calculado o seu potencial construtivo, no solo real e no solo criado (verticalização), logrou ser construído em outro imóvel urbano. A prática desse instrumento do planejamento urbano passou a promover uma alteração na dinâmica do espaço urbano de Salvador, retirando solo criado de uma região e transferindo para outra. Ao analisar a implementação desse instrumento, Raphael Cloux buscou perceber se o Estado, representado pela Prefeitura Municipal de Salvador, assumiu, ao longo do período que foi estudado (1987-2012), um caráter de instância pública apropriada por classes, sob a ótica marxista, e, além disso, se atuou de maneira subordinada ao Capital Imobiliário, refletindo os interesses hegemônicos deste segmento da burguesia.

Os debates históricos, sociológicos e urbanísticos presentes nas discussões levantadas nesse livro são um convite a reflexões sobre questões políticas, econômicas e sociais que se encontram manifestadas no Estado brasileiro atualmente, que vem passando por um período bastante delicado, o qual tem colocado em evidência o modelo de política que os nossos gestores vêm adotando há algumas décadas, ancorado na ligação direta entre poder público e privado e as trocas de interesses dentro desta conjuntura.

SERVIÇO: Lançamento do livro TRANSCON: o instrumento Lei de Transferência do Direito de Construir, de autoria do Prof. Dr. Raphael Fontes Cloux. 

Quando? 12 de novembro de 2016. Às 9:00 horas. 
Onde? No Campus da UNIFACS da Paralela (Campus Professor Barros – CPB), localizado na Av. Luís Viana, n. 3146, Imbuí – Salvador/BA, ao lado do Extra Paralela. Entrada gratuita! 
Para mais informações: editorakawo@gmail.com / www.editorakawo.blogspot.com.br / www.editorakawo.mercadoshops.com.br / (71) 99232-1051 – TIM e WhatsApp

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©