Jornalista baiano vai dar a volta ao mundo utilizando filmes como guia

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Visitar o bar onde Amelie Poulain trabalhava no longa O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, passar uma noite no hotel do clássico O Iluminado, de Stanley Kubrick, mergulhar nas águas jamaicanas onde James Bond esteve em 007 Contra o Satânico Dr. No ou, ainda, passear na aldeia dos hobbits de O Senhor dos Anéis em Nova Zelândia. O blog A Volta ao Mundo em 80 Filmes (www.avoltaaomundoem80filmes.com.br), criado pelo jornalista e crítico de cinema Bruno Porciuncula, vai reunir o mundo da viagem e dos filmes em um só lugar.
 Bruno  vai visitar as locações de grandes filmes ao redor do mundo – além de estúdios - e transformar o blog em um guia de como chegar, onde se hospedar, vídeos e fotos com as cenas e os locais onde os filmes foram passados, servindo como roteiro para cinéfilos e turistas do Brasil e do mundo. Além disso, o site também contará com notícias e dicas sobre turismo e informações gastronômicas e culturais sobre os lugares visitados.

O A Volta ao Mundo em 80 Filmes surgiu da experiência pessoal do jornalista, que tinha dificuldades em encontrar sites com informações práticas de como ir a locações e ver que filmes foram gravados nos seus destinos. "Até em sites internacionais famosos, como o Imdb e o Movie Locations, o conteúdo com dicas era um pouco limitado. Então tinha que pegar uma informação aqui, outra ali e ir fazendo o meu roteiro. Quero oferecer no blog tudo explicado de forma clara, para que o apaixonado por um determinado filme - ou cinema em geral - possa ir para aquele lugar especial que viu nas telas com tranquilidade", ressaltou.

Dentre os roteiros previstos, que abrangem, até agora, 27 países, o jornalista planeja um passeio pela vila dos hobbits de O Senhor dos Anéis, na Nova Zelândia, uma visita a Petra, no local onde Indiana Jones encontrou o Santo Graal em Indiana Jones e a Última Cruzada, além de percorrer a Paris de Amélie Poulain e Ratattouile. Sem contar, claro, o Brasil de Dona Flor e Seus Dois Maridos e FitzCarraldo. "Vou utilizar um filme como guia central, mas também abordarei outros que foram gravados nos mesmos cenários", conta.
 A primeira parada já está definida. Bruno Porciuncula embarcará para a Cidade do México, no dia 27 de outubro, utilizando 007 Contra Spectre como guia, e mostrará a famosa festividade do Dia dos Mortos e a cultura do povo mexicano.


O blog vai servir como um verdadeiro roteiro, com informações consistentes e dicas de como fazer uma viagem sem estresse, com estimativa de custos, além de sugestões de meios de hospedagem e transportes. Na volta da viagem, Bruno vai editar um programa que vai ficar disponibilizado no Youtube a cada dez filmes “viajados” – um filme não é, necessariamente, um país – e haverá a publicação de um livro que servirá como orientação e terá 20% da renda das vendas revertida para compras de livros para crianças de comunidades carentes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©