Festival Internacional de Cinema Infantil em Salvador

terça-feira, 11 de outubro de 2016

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) – patrocinado pela Petrobras – chega a Salvador na sua 14ª edição, reunindo mais de 100 filmes de 21 países. O FICI já levou um público superior a 1,5 milhão de espectadores aos cinemas. Considerado como o único festival com abrangência nacional dedicado ao público infanto-juvenil, o FICI contabiliza 900 filmes exibidos nas 13 edições realizadas. 

A 14ª edição do FICI mantém a tradição de ser a maior vitrine do audiovisual direcionado ao público infantil no Brasil. O festival apresenta um intenso trabalho de curadoria, tanto para títulos de destaque no mercado internacional inéditos no circuito brasileiro, quanto para lançamentos recentes no país, o que faz jus ao nome reconhecido no calendário mundial de festivais de cinema infantil.
Com exibição exclusiva na Rede Cinemark em cinco cidades brasileiras, o festival já passou pelo Rio de Janeiro e Niterói (de 16 a 25 de setembro), e ainda irá passar por Natal (de 21 a 30 de outubro), oferecendo meia-entrada para todos. Um dos programas mais concorridos do FICI, a sessão Dublagem Ao Vivo permite que o público conheça e acompanhe de perto o trabalho dos dubladores, assistindo à dublagem em tempo real. Antes de entrar em cartaz no Brasil, dois filmes serão dublados ao vivo no FICI: Lobos e Ovelhas (Maxim Volkov e Andrey Galat, 2016, Rússia) e Mune, o Guardião da Lua (Benoît Philippon e Alexandre Heboyan, 2014, França). Os outros dois filmes que completam a programação são exclusividade do festival: Dofus – Livro 1: Julith (Anthony Roux e Jean-Jacques Denis, 2016, França), que explora o universo do jogo online de RPG Dofus, e Kikoriki, a Lenda do Dragão Dourado (Denis Chernov, 2016, Rússia), segundo filme baseado na série de TV de muito sucesso na Rússia.

Além das estreias, o festival dá aos pequenos uma segunda chance para conferir grandes sucessos da telona, na mostra Se você ainda não viu. Os americanos Zootopia - Essa cidade é o bicho (Byron Howard e Rich Moore, 2016) e O Bom Dinossauro (Bob Peterson e Peter Sohn, 2015) dividem espaço com oa animação espanhola No Mundo da Lua (Enrique Gato Borregán, 2015), o francês O Pequeno Príncipe (Mark Osborne, 2015) e o primeiro filme da saga Kikoriki, Kikoriki, A Turma Invencível (2011), que fez sucesso no FICI 2013.

Cinema brasileiro - Além de servir como vitrine das novidades internacionais, o FICI relembra sucessos do audiovisual brasileiro. A trilogia Tainá voltará às telonas com a exibição de Tainá – uma aventura na Amazônia (Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 2000), Tainá 2 – a aventura continua (Mauro Lima, 2005) e Tainá – a origem (Rosane Svartman, 2011) em cópias digitalizadas. No programa Te vi na TV, que destaca os sucessos da telinha, serão exibidos episódios das séries animadas brasileiras As Aventuras de Gui e Estopa, Que Monstro te Mordeu, Tronquinho e Pão de Queijo e SOS Fada Manu. Já no programa Especial Brasil, Carrossel – o Filme (Alexandre Boury e Mauricio Eça, 2015) será exibido junto ao inédito O que Queremos para o Mundo? (Igor Amin, 2015).

SERVIÇO: Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)  Período: 14 a 23 de outubro
Local: Cinemark Salvador Shopping Endereço: Av. Tancredo Neves, 2.915 Salvador

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©