Esculturas de Bolival Santana no Palacete

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Escultor Bolival Cindo de Oliveira Santana apresenta exposição individual no Palacete das Artes – abertura acontece HOJE (18 de outubro), às 19h

HOJE (18 de outubro), às 19h, o Segundo Pavimento do Palacete das Artes receberá a exposição individual do escultor autodidata Bolival Cindo de Oliveira Santana, conhecido por Cindo. 
A mostra apresenta aos baianos e visitantes o talento do artista que começou a trabalhar com madeiras muito duras de esculpir, contando apenas com os instrumentos artesanais tradicionais: a goiva, o formão e uma marreta, sem tecnologias industriais. 
De acordo com o curador da exposição, escultor, arquiteto e professor Pasqualino Magnavita, o público vai se surpreender com as 22 esculturas de Cindo, entre variadas serpentes, carrancas, leões, e imagens sacras. “Trata-se de um artista sensível e com muito talento. Na exposição, será possível conferir a variedade de suas composições artísticas, revelando em algumas obras fortes traços de erotismo e surpreendendo mais ainda pelo singular caráter do conjunto de suas criações”. 
O diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, reforça a importância do trabalho do artista. “Ciro tem o domínio da técnica e o conjunto de sua obra caracteriza muito bem a sua forte personalidade”.
Natural de Itapura, no Município de Miguel Calmon, o artista nasceu em 1973. De família humilde, desde cedo trabalhou na roça e na adolescência como quebrador de pedra. Aos 19 anos, por intermédio de sua irmã, passou a trabalhar em Itaparica como jardineiro, podador de árvores, pedreiro, pintor e marceneiro, arte que lhe permitiu executar com muito empenho e rara inteligência, os detalhes em madeira na longa construção de sede da Associação Cultural Mirante do Solar. A partir de 1999 começou a produzir um conjunto de trabalhos e, em 2014 realizou a sua primeira exposição individual, inaugurando a Galeria do Mirante com 20 esculturas. 
A exposição ficará no Segundo Pavimento até o dia 20 de novembro.
O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das14h às 19h. Mais informações no tel. 71 3117 6987, e site www.palacetedasartes.ba.gov.br

SERVIÇO Exposição individual do escultor autodidata Bolival Cindo de Oliveira Santana
Abertura: 18 de outubro, às 19h Visitação: até 20 de novembro
Palacete das Artes (IPAC/SECULT) Rua da Graça, 284 71 3117 6987/6997/Assessoria: 71 9974 5858/8777 5409
www.palacetedasartes.ba.gov.br/facebook: Palacete das Artes
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©