Encontro de Dança de Salão em Salvador

quinta-feira, 27 de outubro de 2016



Encontro de Salão chega à sua terceira edição com programação diversa sobre a Dança de Salão em Salvador
Espaço para promoção, formação, intercâmbio e discussão sobre a Dança de Salão, o evento acontece entre os dias 10 e 15 de novembro, em diversos espaços da cidade
A terceira edição do Encontro de Salão terá cinco dias de programação em diferentes espaços de Salvador, abrangendo espetáculos, oficinas, bailes, palestras e encontros que trazem à tona as mais diversas vertentes da dança de salão. O evento é o único com esse número e diversidade de atrações do gênero na Bahia e estreia no dia 10 de novembro, no Teatro Castro Alves. 

O espetáculo de abertura é o baiano “Interações”, que estreou em 2009 e já fez temporadas na Bahia, São Paulo e Pernambuco. A peça põe em discussão os padrões presentes no universo da dança de salão, mais especificamente no samba de gafieira. “Na dança de salão, a mulher tem o papel dela muito bem definido, que é o de ser conduzida.   O   homem   está   sempre   no   papel   de conduzi-la.   Os   padrões   estão   ali.   Nós mergulhamos nesse processo e trouxemos outras possibilidades”, explica Marcelo Galvão, um dos seis interpretes-criadores do espetáculo.

Outro destaque da programação é a Cinese Cia. de Dança, do Mato Grosso do Sul, que apresenta o espetáculo, inédito na Bahia, “E vê que ele mesmo era...”. A peça é inspirada no mito de Eros e Psique e no poema de mesmo nome composto por Fernando Pessoa e retrata a profunda reflexão sobre a realidade humana e suas relações. A apresentação acontecerá no jardim da Escola de Dança da UFBA. 
Completando a grade de espetáculos, está “Balacoxê”, da Bamberg Cia de Dança. A peça, executada por oito jovens dançarinos, aborda as relações entre o corpo, a cultura popular de Salvador e a dança de salão.
Todos os espetáculos do encontro serão seguidos de bailes, inspirados nos tradicionais e conhecidos “Bailes de Ficha”, onde é possível comprar fichas de dança junto a dançarinos experientes no local.  
As ações formativas contam com uma grade com mais de 40 oficinas de temas variados, que atendem desde a terceira idade, grupos de valsa, professores, até apreciadores, iniciantes e conhecedores do universo da dança de salão. Entre as práticas desenvolvidas, estarão: fundamentos da dança de salão, samba, forró, soltinho, zouk, tango, lindy hop, west coast swing, criação coreográfica, entre outros temas. 

Serão oferecidos pacotes diversos para apreciação da grade de oficinas. 
Também será realizada uma palestra, que discutirá o tema Gênero na dança de salão - novos caminhos para a comunicação na arte de dançar a dois, conduzida por Maju Passos (BA), com a participação de Samuel Samways (MG) e Leandro de Oliveira (BA). 
 A Mostra Aberta será um espaço dedicado a alunos de academias e escolas de dança de salão. Diversas coreografias compõem a noite de apresentações que promove um grande encontro do gênero em Salvador.
Os artistas profissionais da cidade também terão seu momento na programação. A chamada Mostra Profissional reúne apresentações de artistas da cena local da dança de salão. 
Acontece ainda um passeio de escuna temático até a Ilha de Maré, oferecendo ao público mais um ponto de encontro para viver e apreciar a dança de salão da melhor forma: dançando. 

Na última edição, o encontro teve um público de mais de 4 mil pessoas, oferecendo um espaço único para viver a dança de salão em Salvador. O Encontro de Salão tem como base uma rede de professores e profissionais da cena em Salvador, além de projetos sociais e diversas organizações da cidade.
A programação completa será publicada em www.encontrodesalao.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©