Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta espetáculo Aprendizes do Picadeiro

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta o espetáculo “Aprendizes do Picadeiro”, nesta terça-feira, dia 25, às 10h e às 13h30, no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Eduarda França, e na quinta-feira, dia 27, às 10 horas, na Escola Municipal Doutor Celso Ribeiro Daltro, no bairro Queimadinha. Encenado pelo Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro, o espetáculo conta a história de um menino que sonha em entrar para o circo. Tudo parecia apenas sonho até ele conhecer uma trupe de artistas que chega à cidade. O seu espírito alegre e habilidades circenses conquistam toda a trupe e, em especial, o Dono do Circo que vê no jovem o incentivo que precisava para motivar o grupo de artistas. De característica circense e fundamentada nas técnicas do clown, a montagem exibe ainda técnicas de equilíbrio: malabares, arame, perna de pau, acrobacia e contorção. No elenco, Gueu Ramos, Carol Acos, Vivian Braz, Jean Fontes e Luann Lima e, como artistas convidados, Lion Guimarães, Sandra Silva, Allana Lettícia e Jailson Pereira.

A montagem é resultado do trabalho realizado pela companhia Cuca, que desde 2008 realiza ações de difusão e fomento à arte do circo e do teatro enquanto fontes inesgotáveis de criação e possibilidades cênicas. Para esse espetáculo, a direção tem como inspiração o circo teatro contemporâneo, o circo novo, sendo investido em longos treinos no potencial de cada artista e na capacidade do individuo de transpor os seus limites e potencialidades. O grupo é coeso em sua proposta de difusão da arte circense e a direção aposta na apresentação de solos, duos e trios de grande impacto e beleza cênica. O espetáculo reúne sonho e fantasia, num universo circense de luzes e cores.

O Circuito Cultural Belgo Bekaert deve levar, neste segundo semestre de 2016, mais de 16 apresentações teatrais para crianças e jovens estudantes das escolas da rede pública de Feira de Santana, sempre na segunda e quarta semana de cada mês. Promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames, o Circuito está presente em três cidades com objetivo de oferecer uma programação cultural regular à comunidade, democratizar a cultura como fonte de conhecimento e desenvolvimento, e contribuir para formação de público com espetáculos de reconhecida qualidade e atrações voltadas, especialmente, para crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino. Em Feira de Santana (BA), acontece desde 2011 e já levou cerca de 60 mil espectadores às 252 apresentações. Em Contagem (MG) o programa se iniciou em 2015, realizando mais de 15 espetáculos em escolas, praças e teatros do município, com cerca de 2 mil espectadores. Na cidade de Osasco (SP), 9.300 pessoas já foram aos espetáculos, que acontecem desde 2014. A proposta é democratizar a cultura como fonte de conhecimento e desenvolvimento através de uma programação voltada, especialmente, para crianças e jovens.
A iniciativa conta com o estimulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Jornal Folha do Estado, Fundação ArcelorMittal, TV Subaé, Hotel Classe Apart e produção da Lima Produções Culturais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©