Cidadania, empoderamento e governança mundial é tema do Brechó Ecosolidário

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Será realizado sábado (22) e domingo (23), das 9 às 17h, no Parque da Cidade a 11ª edição do Brechó EcoSolidário, com tema “Cidadania, empoderamento e governança mundial” realizado pela Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, sociedade civil e instituições parceiras. O evento gratuito promove a troca de bens através da sua moeda social “Grão”, conta com palestras, shows musicais e diversas atividades que tem como objetivo alertar a população para o consumo consciente. 
O projeto abre novas possibilidades de consumo, através de sua moeda social, que foi confeccionada especialmente para a ação. O Brechó  desempenha um papel importante de sensibilização dos soteropolitanos sobre os efeitos do consumo nas mudanças climáticas atuais. A organização do evento é autogestionária, ou seja, todos os voluntários envolvidos têm a mesma responsabilidade e há a ausência de direção e controle. 
Lançamento do Livro 10 anos
No sábado (22) às 11h será realizada a comemoração do lançamento do livro “Experiência de um novo coletivo cidadão”, que conta os 10 anos da história do evento. A organizadora da obra é a professora Débora Nunes também idealizadora do Brechó EcoSolidário.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade terá espaços com tendas para a troca de livros, objetos de decoração, cd´s e dvd´s, equipamentos eletrônicos, sapatos, bijuterias, roupas, brinquedos, móveis, dentre outros, e os quais a comunidade poderá trocar através da Moeda Grão que será também disponibilizada no dia do evento. Cada objeto levado em perfeito estado vale um “Grão” e a moeda adquirida dará direito a aquisição outro objeto.
Uma das ações sociais promovida no evento será a prevenção em saúde bucal com escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
O visitante encontrará, no local, uma feira de economia solidária com um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão”, rodas de diálogo, exposição de arte reciclada e variadas atividades de educação ambiental. Realizado anualmente desde 2006, o Brechó desempenha uma papel importante de sensibilização dos soteropolitanos sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais.  O evento incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumo mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária. As trocas começaram em setembro (ver postos de troca no sitehttp://redeprosolidarios.org/), porém, o público poderá trocar seus bens por "grãos" nos postos que funcionarão no local no sábado.
​ A expectativa de público é de cinco mil pessoas​ nos dois dias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©