Academia de Letras e Artes de Salvador realiza palestra sobre a obra de José Saramago

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Na noite da última terça (18), a Academia de Letras e Artes de Salvador (ALAS) promoveu a palestra Acontecências de José Saramago – Epílogo, com a presença de ilustres personalidades do universo cultural baiano.

Realizado no Salão Nobre do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a mesa do evento foi composta pelo presidente da ALAS, o advogado Luiz Cláudio Guimarães, pelo presidente do IGHB, Sr. Eduardo Morais de Castro, pelo vice-presidente da ALAS, Sr. Ivan Dórea, pelos confrades da ALAS, Srs. Rozendo Ferreira Neto, Joaci Góes e Emílton Rosa, este último decano do sodalício; além do convidado, Dr. Eduardo Carlos de Carvalho, Juiz da 10ª Vara da Fazenda Tributária.

O condutor da palestra foi o escritor, advogado e procurador do Estado Luiz Cláudio Guimarães que, numa explanação efusiva e emocionante, conduziu os presentes a uma grande viagem pelo universo do escritor português José Saramago.

Compartilhando a análise das obras do único Prêmio Nobel de Língua Portuguesa, o presidente da ALAS constatou a capacidade de Saramago em hipnotizar o leitor com “seus parágrafos longos, abordagem temática fantástica, módulo de fabulação e alegoria, interação sinestésica, onde tenta ligar com a narrativa, uma descrição de cores, cheiros e formas”.

A importância das mulheres na narrativa também foi abordada durante a apresentação, já que Saramago “criou personagens femininas extremamente fortes, sendo elas, a solução de muitos dos seus livros”. Indo mais fundo, o presidente da ALAS, denominou o ficcionista português de “filósofo da literatura, porque nos convida ao ato de pensar e chama a reflexão do ser humano de nossa época para os fatos mais marcantes e fundamentais da nossa contemporaneidade”.

Após a conclusão da apresentação, foi realizado um pequeno debate. O confrade da ALAS e também membro da Academia de Letras da Bahia, Sr. Joaci Góes, propôs que tal palestra fosse levada até alunos de Letras e outros cursos acadêmicos pela quantidade de informações e o alto valor das análises relatadas.

O evento marcou o início da gestão 2016/2018 da ALAS que celebrou parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), possibilitando à recipiendária o compartilhamento do Salão Nobre deste último para a realização das suas reuniões solenes, a fim de que possa dar cumprimento ao seu objetivo estatutário de continuar a defender, preservar e desenvolver o patrimônio cultural, artístico e histórico de Salvador e da Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©