Vice-almirante Cláudio Viveiros recebe o título de Cidadão de Salvador

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A Câmara Municipal de Salvador, concedeu na noite desta segunda-feira (26), o Título de Cidadão de Salvador ao vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, comandante do 2º Distrito Naval.
O autor da iniciativa, vereador Edvaldo Brito (PSD), classificou o reconhecimento da cidadania soteropolitana como “mais do que justo”, pelo entrosamento do comandante com a cultura local e pelos serviços prestados não só à capital, mas a todo o estado da Bahia.
Autoridades diversas,corpo de oficiais da Marinha, amigos e convidados, marcaram presença para abraçar o Comandante do II Distrito Naval. A Banda da Marinha, encarregou-se da execução dos hinos.

A mesa de honra foi composta, além do proponente e do homenageado pelo Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que representou o governador Rui Costa; pelo general de Exército José Elito Carvalho Siqueira, ex-ministro chefe de gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; pelo vice-almirante Arnon Lima Barbosa, ex-comandante do 2º Distrito Naval; pelo general de Divisão, Joarez Alves Pereira Junior, comandante da 6ª Região Militar; pelo coronel Marcello Lobão Schiavo, comandante da Base Aérea de Salvador; pelo coronel Anselmo Alves Brandão, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia;  pelo coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e pelo vereador Valdir Pires.

O vereador Edvaldo Brito, em seu discurso de saudação, fez uma leitura do currículo do homenageado fazendo referência à“Amazônia Azul”, compreendendo 12 milhas náuticas, para enfatizar a importância da Marinha do Brasil, que reúne cerca de 15 mil militares. “Com cerca de 90% do PIB, 80% da população e 85% do parque industrial localizado a menos de 200 km do litoral, o Brasil possui imensa expressão costeira. As nossas águas jurisdicionais, que em breve deverão somar cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, portanto mais da metade do território continental, constituem uma extensão tão vasta, generosa em recursos naturais e importante, do ponto de vista ambiental e estratégico.
A entrega do Título de Cidadão foi feita pela esposa do vice-almirante, Márcia Cristina Viveiros.

O homenageado, que é mineiro de Varginha, está em Salvador no comando do 2º distrito Naval desde 21 de agosto do 2015, frisou que a homenagem era um dos momentos mais marcantes da sua vida, e fez questão de manifestar gratidão à Marinha do Brasil pelo “privilégio de exercer o cargo de comandante do 2º Distrito Naval, que tem como sede esta acolhedora metrópole”. Lembrou, ainda, que a história justifica o fortalecimento dos laços entre a instituição e o povo soteropolitano; “Foi aqui, na Baía de Todos os Santos, que a nossa Força Naval teve o seu batismo de fogo, durante a Guerra da Independência”.

Lembramos que o homenageado já tinha anteriormente recebido desta Câmara, a Medalha Thomé de Sousa, devidamente documentada por nós.
 http://www.salvadoracontece.com/2016/05/vice-almirante-claudio-portugal-e.html
Crédito: Valdemiro Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©