UFBA apresenta panorama da dança no Brasil

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A Universidade Federal da Bahia acaba de divulgar os resultados do projeto "Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal", um levantamento inédito realizado em oito capitais das cinco diferentes regiões do país, que identificou indivíduos, grupos e instituições que desenvolvem atividades em dança há pelo menos dois anos. 
O mapeamento foi liderado pelo Grupo de Pesquisa Proceda (Processos Coreográficos e Educacionais em Dança), da Escola de Dança da UFBA, em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MINC), e contou com a participação de diversas universidades e grupos de pesquisa brasileiros. A publicação acontece no âmbito das comemorações dos 60 anos da Escola de Dança e dos 70 anos da UFBA.

O Mapeamento da Dança apresenta um diagnóstico dos agentes sociais da dança, obtido por meio da aplicação de questionários, e traça um panorama da área no que se refere aos campos da produção artística e de formação em dança, abrangendo aspectos da dimensão social, econômica e artística da área. As oito capitais pesquisadas foram Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O relatório contendo os resultados do mapeamento está disponível no site www.mapeamentonacionaldadanca.com.br. O banco de dados com informações básicas dos informantes e a publicação digital com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais serão triangulados com as diretrizes e ações propostas no Plano Nacional da Dança.

A proposta do mapeamento surgiu do Colegiado Setorial de Dança (CNPC/MINC), em 2010, como uma reivindicação da área. O projeto foi apresentado pela UFBA e referendado pelo Colegiado como uma ação prioritária de diagnóstico da dança. Após quatro anos, a primeira etapa se tornou realidade através de assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a UFBA e a FUNARTE/MINC. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa PROCEDA (Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança), com coordenação geral da professora Lúcia Matos (PPGDança – UFBA) e vice coordenação da professora Gisele Nussbaumer (Pós-Cultura – UFBA).
O trabalho contou com a parceria das seguintes universidades: UNESPAR Campus Curitiba II, UNESP, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE. Estiveram envolvidos na empreitada 20 pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação, oriundos de nove universidades. A constituição dessa rede nacional assegura uma colaboração acadêmica e um olhar especializado sobre o conhecimento gerado, com a atuação de pesquisadores experientes e outros em processo de formação, bem como possibilita uma ação participativa, dada a inserção dos mesmos no campo de estudo a ser investigado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©